Neste último fim de semana (9 e 10), a Colônia Salesiana São Sebastião, localizada em Jaboatão dos Guararapes (PE), recebeu agentes da Pastoral de Comunicação (Pascom) no Encontro de Comunicação voltado para paróquias, oratórios e centros juvenis do Nordeste, promovido pela Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga.

O roteiro do encontro abordou temas diversos, desde “Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil” (versão atualizada de 2023), documento da CNBB, até oficinas práticas sobre criação de textos jornalísticos, utilização de ferramentas de criação e edição, como o aplicativo Canva, e edição de fotos no celular com o aplicativo Photoshop, com a oficina de Fotografia.

Todo o evento foi pensado para capacitar as lideranças, não somente sobre as ferramentas de trabalho, como também sobre a evangelização por meio da Comunicação.

“Para nossas atividades, a partir gora, buscaremos realizar mais encontros de espiritualidade. Acho de extrema importância ter momentos como esses nas equipes; até porque precisamos estar preenchidos do Espírito para que possamos cada vez mais levar o Evangelho para mais pessoas”, disse o agente de Pascom José Leonardo, que atua na paróquia São João Bosco, em Caetés, Abreu e Lima.

Uma das oficinas realizadas no encontro foi a de “Texto Jornalístico”, na qual os participantes aprenderam as formas mais adequadas para produzir uma matéria. Para a jornalista Luciana Falcão, assessora desta oficina, foi importante ministrar o conteúdo no encontro. “Fiquei feliz em poder colaborar com grupos da família salesiana”, disse. “Creio que partilhar minha experiência, aliando técnicas jornalísticas e a espiritualidade de Dom Bosco, pode animar e dar mais qualidade ao trabalho de comunicação nas paróquias e obras salesianas”, disse Luciana Falcão, ex-aluna das irmãs salesianas Filhas de Maria Auxiliadora (FMA).

A palestra sobre o Diretório de Comunicação foi ministrada por Antônio Júnior, das Edições Paulinas, com a apresentação da edição atualizada do documento que contém, além dos eixos-base da comunicação, o direcionamento para a comunicação nas igrejas.

De acordo com Camila Nayanne, educadora do Centro Juvenil Dom Bosco, que participou do encontro, “esses momentos de formação são importantes, pois nos dão impulso a colocar em prática os conhecimentos adquiridos e buscar acertar em nossas decisões nas nossas comunidades”.

Todo o encontro foi organizado e supervisionado pelo padre João Carlos, delegado da comunicação social e vice-inspetor do Nordeste. Para o religioso, “a comunicação é uma nota salesiana em nossas comunidades. Sentimos falta de muitas paróquias que não enviaram seus representantes da Pascom. Por outro lado, nos alegrou muito o interesse e o compromisso das paróquias e oratórios representados”.

Mais formações em comunicação, para outros grupos da Família Salesiana no Nordeste, serão programadas para este ano.

Texto coletivo dos integrantes da oficina de Texto Jornalístico:
Adson Mateus Mendonça da Silva – Bruno César Barreto Silva
Camila Nayanne Cruz Santana – Gabriela Cavalcanti de Souza