A imposição do pálio a Dom Paulo Jackson ocorrerá no próximo sábado, dia 27 de janeiro, às 10h, na Catedral Metropolitana de Olinda. Dom Giambattista Diquattro, núncio apostólico, será responsável por entregar essa insígnia episcopal ao arcebispo. O pálio, componente da vestimenta litúrgica, foi concedido aos arcebispos pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, no Vaticano, em 29 de junho, durante a solenidade de São Pedro e São Paulo, conforme a tradição. A imposição ocorre na sede da arquidiocese, na presença dos fiéis, realizada pelo núncio apostólico, representante papal no país.

O pálio, derivado do latim “pallium,” é uma vestimenta litúrgica usada na Igreja Católica, composta por uma faixa de lã branca colocada sobre os ombros dos arcebispos. Com cerca de cinco centímetros de largura, essa faixa, curvada no meio, repousa sobre os ombros acima da casula, com duas abas pretas penduradas na frente e atrás, formando uma configuração semelhante à letra “Y.” Este símbolo representa a ovelha que o pastor carrega nos ombros, simbolizando a missão pastoral do bispo, além de ser a prerrogativa dos arcebispos metropolitanos, indicando jurisdição em comunhão com a Santa Sé e obediência ao Papa.

Feito de lã retirada de dois cordeiros criados pelos monges trapistas da Abadia de Tre Fontane, em Roma, o pálio é decorado com seis cruzes negras de seda, representando as feridas de Cristo.

Dom Giambattista Diquattro, nascido em 18 de março de 1954 em Bolonha, é o núncio apostólico do Brasil. Ordenado sacerdote em 24 de agosto de 1981, recebeu a ordenação episcopal em 4 de junho de 2005. Ao longo de sua carreira, foi transferido para várias Nunciaturas Apostólicas, sendo designado para o Brasil pelo Papa Francisco em 29 de agosto de 2020.

Dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa,eleito Bispo da Diocese de Garanhuns em 20 de maio de 2015. Sagrado bispo em 18 de julho de 2015. Nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023, sendo empossado em 13 de agosto de 2023.Em 20 de maio de 2015, foi nomeado pelo Papa Francisco Bispo da Diocese de Garanhuns. Como bispo, foi membro da Comissão Episcopal Bíblico-Catequética da CNBB, entre 2015 e 2019. Em 2019, foi eleito presidente do Regional Nordeste 2 da CNBB.Foi nomeado Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife em 14 de junho de 2023, sendo empossado em 13 de agosto de 2023 no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães, no Recife, sucedendo dom Fernando Saburido, que renunciou ao cargo por ter alcançado os 75 anos de idade.