da redação, com CNBB

Com o início do Tempo da Quaresma se aproximando, dioceses, arquidioceses e regionais do Brasil realizam eventos formativos em vista da vivência e da mobilização de iniciativas da Campanha da Fraternidade. Centenas de animadores e agentes de pastorais estão formados em todo o Brasil para levar às comunidades o convite a imitar a misericórdia do Pai, repartindo o pão com os necessitados, fortificando o espírito fraterno na edição deste ano de 2023, com o tema “Fraternidade e fome”.

Confira algumas das iniciativas:

Regional Noroeste

Foi realizada, ainda em 2022, uma formação de multiplicadores da Campanha da Fraternidade 2023, na modalidade online, entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro. A formação contou com assessoria de padre Jean Poul Hansen, assessor de Campanhas da CNBB, Mariana Venâncio, assessora da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, e Roberto Malvezzi, membro da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da CNBB.

Ribeirão Preto

Santarém
No Pará, a arquidiocese de Santarém também reuniu mais de 100 pessoas para estudar sobre a Campanha da Fraternidade 2023. Cristãos leigos, padres, religiosas e religiosos participaram nos dias 14 e 15 de janeiro do encontro organizado pelo Secretariado de Campanhas da arquidiocese de Santarém, contando ainda com representantes da diocese de Óbidos (PA). Na ocasião, foram apresentadas iniciativas realizadas por entidades na superação da fome e os participantes puderam aprofundar o tema a partir da metodologia “ver-iluminar-agir”.
O arcebispo de Santarém, dom Irineu Roman, esteve presente no encontro e ressaltou a importância das iniciativas de organização comunitária em vista da agricultura familiar e a necessidade de investir na formação e participação social.

Pouso Alegre
No Regional Leste 2, a arquidiocese de Pouso Alegre realizou a formação no dia 15 de janeiro, com assessoria do padre Jean Poul Hansen.

Manaus

No Regional Norte 1, a arquidiocese de Manaus realizou um encontro formativo sobre a CF 2023, no último sábado, 21 de janeiro. Cerca de 300 pessoas estiveram presentes, entre coordenadores arquidiocesanos das Pastorais, Serviços, Movimentos, Setores e membros de comunidade das Paróquias e Áreas Missionárias.

Limeira
Em São Paulo, a diocese de Limeira reuniu agentes de pastorais na noite do dia 23 de janeiro, na paróquia Jesus Cristo Bom Pastor, para a Formação Diocesana sobre a Campanha da Fraternidade 2023.

Nordeste 2
Arquidiocese de Olinda e Recife realizará o webnário “Fraternidade e Fome: vamos à Casa do Pão”, no próximo sábado (28), com direito a certificado. O evento organizado pela Comissão Arquidiocesana para a Animação Bíblica, com apoio da CNBB NE2, acontecerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) com transmissão ao vivo pela internet.
Na Diocese de Garanhuns, o encontro sobre a CF 2023 será no dia 11 de fevereiro, no Seminário São José, na cidade-sede da Igreja local. Para o evento, foram convidados especialmente os párocos e dois leigos das 37 paróquias do território diocesano, mais um representante de cada congregação religiosa. O investimento é de R$45.
Saiba mais sobre os eventos no Regional Nordeste 2.

Outras formações estão agendadas pelo Brasil
Arquidiocese de Teresina – 28 de janeiro
Diocese de Mossoró – 4 e 25 de fevereiro
Regional Nordeste 5 – Paulinas Livraria de São Luís (MA) – 4 de fevereiro
Arquidiocese de Brasília – 18 de fevereiro

A arquidiocese de Ribeirão Preto (SP) reuniu, no dia 7 de janeiro, cerca de 110 agentes de pastoral das paróquias e pastorais, em Brodowski (SP), para a “Capacitação para agentes promotores da Campanha da Fraternidade”. A formação foi promovida pela Equipe Arquidiocesana de Campanhas.