O dia 13 de maio de 2012 foi mais do que especial para os devotos de Nossa Senhora de Fátima. Setenta e sete anos após a inauguração, a igreja dedicada à santa recebeu oficialmente o título de Santuário Arquidiocesano. Localizada no antigo Colégio Nóbrega no bairro da Boa Vista, centro do Recife. Cerca de mil pessoas participaram da Concelebração Eucarística presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido.

“Um templo não é planejado para ser santuário, mas ele é agraciado com o título a partir de sua história e do sentimento do povo. Esta igreja vem crescendo ao longo da história de modo que o povo já havia o declarado santuário”, disse dom Fernando. Para uma igreja ser elevada à condição de santuário, o Código de Direito Canônico estabelece os seguintes critérios: Ser modelo de fé, ter uma caminhada litúrgica, ter uma caminhada na evangelização ou devido aos milagres e graças ocorridas no local. O código ressalta ainda a importância dele como lugar privilegiado para a prática e devoção religiosa popular.

“O santuário deve ser um centro de esperança e devoção sem esquecer de olhar para os mais necessitados. Sobretudo, levando-se em conta que ele está localizado no coração do Recife, onde há tantos desafios a serem enfrentados” ressaltou dom Fernando.

O secretário da Associação Amigos de Fátima (Amifat), Sérgio Azevedo,52, não escondeu a emoção de ver a capela que ele frequentou desde a infância ser reconhecida oficialmente como santuário. “Tenho plena convicção de que este dia é um divisor de águas. Maria quer que este seja um grande centro de evangelização e com compromisso social”, afirmou.

O padre jesuíta Antônio Mota, que já vinha exercendo a função de reitor há algum tempo, tomou posse como o primeiro reitor do Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora de Fátima. Após a celebração os fiéis seguiram em procissão pelas ruas do  centro da cidade. Ao retornar ao santuário,  dom Fernando e o padre Mota descerram a placa comemorativa fixada na entrada do templo. As flores que adornavam o andor foram distribuídas entre os devotos.

História – O santuário foi inaugurado no dia 8 de dezembro de 1935 e é a primeira igreja do mundo dedicada a Nossa Senhora de Fátima. O projeto arquitetônico foi assinado pelo francês Georges Mounier. O prédio tem forma de cruz latina com 26 metros de altura e uma torre de 56 metros. No interior, há uma imagem da Virgem do Rosário com três metros de altura.

Da Assessoria de Comunicação AOR