O 18º Congresso Eucarístico Nacional (CEN), realizado em novembro do ano passado na Arquidiocese de Olinda e Recife (PE), esteve na pauta da 60ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP). Nesta sexta-feira (21), o arcebispo da Igreja pernambucana, dom Fernando Saburido, e seu auxiliar, dom Limacêdo Antonio da Silva, apresentaram o balanço e fizeram o lançamento dos Anais do evento – obra que registra, em texto e imagens, a memória do CEN desde à preparação até a Missa de Encerramento.

Bispos receberam exemplares dos Anais do 18º CEN | Foto: Luiz Lopes Jr/CNBB

“Foi um Congresso que preencheu muito a nossa vida, a vida da arquidiocese, do Regional Nordeste 2 [da CNBB] e do Brasil inteiro. Agora, na assembleia, tivemos a oportunidade de apresentar aquilo que de fato aconteceu no Recife”, comemorou o arcebispo, em entrevista ao portal da Canção Nova. “Entregamos um exemplar a cada bispo, dos anais do Congresso, com todas as conferências, palestras, tudo o que aconteceu — inclusive antes do Congresso”, completou.

Com o tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão e não havia necessitados entre eles” (At 2,46), o 18º CEN foi o segundo Congresso realizado no Grande Recife. Em 1939, a capital pernambucana acolheu a terceira edição do encontro que, na época, refletiu sobre “A Eucaristia e a vida cristã”, deixando como herança a Igreja do Santíssimo Coração de Jesus Eucarístico.

“Já é a segunda vez que Recife tem essa graça. De modo que Recife está muito marcada pelos Congressos Eucarísticos. E que venha o próximo, a terceira oportunidade, se Deus quiser, de quem sabe sediar um novo Congresso”, afirmou dom Saburido.

Casa do Pão oferece refeições | Foto: Alessandro Potter / PCR

Desta vez, o grande marco do CEN foi a instalação da Casa do Pão. O espaço que começou a ser erguido há um ano, na área central do Recife, é equipado com cozinha, refeitório, lavanderia, capela e salas de atendimento para pessoas em situação de rua. Funcionando com apoio da Prefeitura do Recife, Defensoria Pública do Estado (DPE), Defensoria Pública da União (DPU) e universidades, a Casa do Pão recebe diariamente cerca de 300 assistidos.

“A Casa do Pão quer ser, na Arquidiocese de Olinda e Recife, uma continuidade do Congresso Eucarístico Nacional, sinal de amor aos pobres e de diminuição da desigualdade social”, declarou dom Saburido, durante apresentação na Assembleia Geral da CNBB.

Ainda segundo o arcebispo, os frutos do 18º CEN ainda estão sendo colhidos, especialmente, os que são resultados da semente do amor à Eucaristia e ao próximo plantada em todos que puderam viver essa experiência.

“Sobretudo direcionando a Eucaristia à vida prática, à vida social, à preocupação com o outro, em fazer comunhão com os irmãos, por isso mesmo que o tema do Congresso foi ‘Pão em todas as mesas’, para podermos então fazer esse elo entre Eucaristia e as necessidades sociais”, afirmou dom Saburido.

Assista ao vídeo com o balanço do 18ª Congresso Eucarístico Nacional

Com informações da CNBB e do portal Canção Nova