Um verdadeiro cartão postal da cidade de Paulista. A igreja de tijolinhos vermelhos, dedicada a Santa Isabel Rainha de Portugal, completa em junho 70 anos. A comunidade paroquial festeja o aniversário com o tema “Jubilosos, sigamos o exemplo de Santa Isabel no verdadeiro amor ao próximo”.

Com as restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o povo não poderá participar das celebrações dentro da igreja, mas tudo será transmitido pelas redes sociais da Paróquia de Santa Isabel Rainha de Portugal a partir do dia 29 de junho: as missas, lives sobre a Rainha Santa, louvor e testemunhos. No encerramento, dia 04 de julho, será realizada uma carreata com a Imagem da padroeira pelas ruas das comunidades da paróquia.

“Vamos nos reunir em oração, e por meio das redes sociais, para celebrar com alegria esse momento, festejando o aniversário desse templo que é referência na cidade”, disse o arcebispo de Olinda e recife, dom Fernando Saburido. “Parabéns à cidade de Paulista e ao padre Adriano, que está à frente da Paróquia, pelo acontecimento tão importante”, completou.

Os paroquianos são convidados a seguir o exemplo da padroeira e praticar ainda mais a caridade. Por isso, a Paróquia está recebendo doações para ajudar o próximo – principalmente os desempregados e a população em situação de rua, que mais sofrem nesse período de pandemia.

A cobertura de toda festa será realizada pelas redes sociais oficiais da paróquia: Pascom Santa Isabel Rainha. #festadarainhasanta2020

Igreja

A Família Lundgren, em homenagem à matriarca da família, D. Elizabeth Lundgren, construíram uma igreja que deveria ter o nome de Santa Elisabeth Regina. Entretanto, como não existe santa católica com este nome, o templo foi dedicado a Santa Isabel – Rainha de Portugal. A Igreja, que fica no centro da cidade do Paulista, teve sua pedra fundamental lançada em 13 de janeiro de 1946 com a presença do Arcebispo D. Miguel de Lima Valverde. A inauguração aconteceu em 29 de junho de 1950 com procissão e missa concelebrada pelo bispo arquidiocesano.

O templo tem 60m de altura, estilo eclético (romano, neoclássico, neogótico) e foi todo edificado com tijolo aparente. A pintura de fundo dos altares é do artista plástico Hildebrando Eugênio, que também é autor da bandeira da cidade do Paulista. As janelas, originalmente em vitrais, foram restauradas em 1988, mas se desgastaram e foram substituídas por basculantes.

Hoje a Igreja de Santa Isabel é considerada Imóvel Especial de Preservação e patrimônio dos paulistenses. Por sua expressão, dimensão histórica e evidente relação com a memória e identidade da população do Paulista, foi escolhida, em 2008, como o principal cartão-postal da cidade.

Pascom AOR