O vitralista Fernando Floriano, 50, segue com muito cuidado restaurando os vitrais da Igreja da Soledade, bairro da Boa Vista, Recife. As obras criadas pela Casa Conrado, de São Paulo, data de 1920, fazem parte da decoração da Matriz que desde o ano passado está em campanha para restaurar todos os sete vitrais que representam as sete dores de Maria. Cada dor está retratada num vitral e desta vez, a recuperação é do que representa a quarta dor, o golpe da lança e a descida de Jesus da cruz. Há uma razão especial para isso, segundo o padre Nilson Lourenço da Silva. “Essa igreja foi planejada para destacar a beleza dos vitrais”, explicou. Os altares e as paredes laterais, por exemplo, contam com poucos adornos, prevalecendo um ar de sobriedade. Desde as cores do piso à textura cinza que recobre a fachada do templo. Os tons remetem à sepultura de Jesus. O vitral foi desmontado na semana passada.

Recuperar o colorido dos vitrais da Igreja da Soledade tem exigido atenção redobrada da equipe de Fernando Floriano. Os vitrais do templo são compostos aproximadamente, cada um, por 3,8 mil pedaços de vidro. “Muitos deles estavam quebrados e a malha de chumbo usada para uni-los estava danificada em diversos pontos”, revelou o vitralista. Para reconstituir uma das figuras humanas do painel, o artista recorreu à tinta (cor da pele) adquirida do antigo ateliê de Henry Moser, autor dos vitrais do Palácio do Campo das Princesas. No mundo, contou o vitralista, apenas quatro pessoas possuem essa tinta em sua fórmula original. Coube também a Fernando recuperar as criações de Moser no Campo das Princesas, bem como peças da Basílica de Nossa Senhora do Carmo.

O objetivo é que o artista, que aprendeu o ofício com o falecido padre Geraldo Leite Bastos, restaure todas as sete peças o que requer rigor técnico, esforço e por isso a Paróquia da Soledade tem feito campanhas. O pagamento do trabalho do vitralista vem de pequenas atividades, a exemplo de bingos e rifas. O próximo bingo, acompanhado de feijoada, está previsto para este domingo, 25 de março, as 11h30. Desse modo, a paróquia já conseguiu recuperar o piso e a pintura interna do templo e quatro vitrais. O investimento nos vitrais deve chegar a cerca de R$ 50 mil. R$ 7,2 mil é a média de gasto por peça.

Igreja Nossa Senhora da Soledade
Av. Oliveira Lima, 1029 – Boa Vista – Recife – PE