da redação

Hoje, dia 13 de fevereiro é dia mundial da Rádio, a data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação e da liberdade à expressão dentro deste setor da comunicação.

E nesta data, a equipe de comunicação da arquidiocese conversou com o time da Rádio Olinda, que também faz parte da arquidiocese.

A Rádio Olinda é hoje a emissora ouvida por mais tempo na região metropolitana do Recife. São mais de 30 cidades alcançadas pelas ondas da Rádio Olinda. O diretor da emissora, Ivanildo Silva, conversou com nossa produção:

1-Qual o Papel da Rádio Olinda na Arquidiocese de Olinda e Recife?

A Rádio Olinda tem a missão de fortalecer a comunicação da Arquidiocese de Olinda e Recife, integrando as quase 150 paróquias.

2-Quais as características dos ouvintes da Rádio Olinda?

Os ouvintes da emissora são ativos na participação e na divulgação da rádio. Basicamente a nossa audiência cresceu de forma orgânica sem nenhuma ação de marketing ou divulgação em outras mídias. Nossos ouvintes nos dão a honra de ser a rádio ouvida por mais tempo diariamente, isso nos conferiu o primeiro lugar entre as rádios da Região Metropolitana como emissora ouvida por mais minutos por cada ouvinte.

3-Quais as inovações da Rádio Olinda frente às novas tecnologias?

Atualmente a Rádio Olinda dispõe dos mais modernos estúdios e transmissores do mercado. Isso nos garante a possibilidade de executar vários projetos de comunicação ao mesmo tempo, integrando a tradição e a velocidade do rádio com a dinâmica frenética da Internet. Além da transmissão 24h com som e imagem no site, os conteúdos da rádio (entrevistas, quadros e debates) ficam imediatamente no Youtube ou nas plataformas de podcast em áudio.

conheça a história

A Rádio Olinda foi inaugurada em 08 de dezembro de 1953 pelo empresário Arlindo Cardoso de Moura com a finalidade de satisfazer os interesses políticos do então Governador de Pernambuco, Agamenon Magalhães. Após alguns anos, o empresário Arlindo Cardoso decidiu vender a emissora suscitando interesse de grandes empresas comerciais da região.

A Arquidiocese de Olinda e Recife adquiriu a rádio porque entendia estar ampliando a ação evangelizadora da Arquidiocese de Olinda e Recife. A emissora passou a fazer parte na ação evangelizadora da Arquidiocese, contribuindo significativamente por meio da comunicação radiofônica. Em sua grade de programação, passou a priorizar os projetos que sempre foram importantes na Igreja de Olinda e Recife, como os pobres, a juventude e a família.

Sendo a mais antiga e tradicional emissora de rádio AM de Pernambuco, conserva em seus arquivos, trabalhos históricos da região. Entre eles, material do Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Helder Câmara, que esteve à frente da emissora por longos anos. Durante o período da Ditadura Militar no País, Dom Helder não podia mais continuar à frente da emissora, por motivos políticos. O regime ditatorial imprimiu perseguição à figura de Dom Helder, o Dom da Paz, proibindo os meios de comunicação de veicularem imagem e som do arcebispo. Neste contexto social e político, diante da perseguição do governo, Dom Helder pediu aos padres Paulinos que comprassem a Rádio Olinda, para evitar que ela fosse fechada pelo regime militar e para salvá-Ia da opressão do sistema vigente no Brasil.

Em 2008, os padres Paulinos colocaram a “Rádio Olinda” à venda, despertando interesse das igrejas evangélicas. Diante da possibilidade de perder este importante canal de comunicação, o então Arcebispo de Olinda e Recife, Dom José Cardoso Sobrinho, readquiriu a emissora para dar continuidade ao projeto de evangelização por meio da rádio.

Dom Fernando Saburido, ao assumir a Arquidiocese de Olinda e Recife, em agosto de 2009, voltou seu olhar de pastor para a Rádio e confiou a direção da emissora a um grupo de leigos. Após alguns anos de gestão, por motivos administrativos, Dom Fernando encarregou três presbíteros da Arquidiocese de Olinda e Recife para administrar a rádio. Confiou a direção geral ao Padre Luciano José Rodrigues.

Hoje, os quatro milhões de habitantes da Arquidiocese contam apenas com a Rádio Olinda como única emissora de rádio católica. Em 2021, desligamos em definitivo nosso sinal da frequência AM 1030, nos tornando a única FM 100% católica da Região Metropolitana do Recife. Operando na faixa 105,3 FM, a rádio leva a milhares de lares informações, prestação de serviço e a evangelização!