Ontem, 27, os católicos celebraram com extensa programação uma de suas festas mais representativas, o Dia de Pentecostes. A data marca o final da Páscoa e o início da missão da Igreja. O evento, que foi realizado no bairro de Santo Antônio, no Centro do Recife, teve como tema “Concílio Vaticano II: 50 anos de vida e renovação na Igreja”. O Concílio, que foi realizado entre 1959 e 1962, é considerado um divisor de águas, pois abriu a Igreja para o mundo e conferiu a todos os fiéis o papel de missionários.

De acordo com o padre Josenildo Tavares, coordenador arquidiocesano da pastoral, depois da Páscoa, a celebração de Pentecostes é a maior festa da Igreja Católica. “No domingo passado celebramos a ascensão. Hoje é a confirmação de que Jesus ressuscitou e mandou um espírito que disse: ‘Eu vou, mas não os deixarei órfãos’”, explicou.

Para comemorar a data, o clero e os leigos da Arquidiocese de Olinda e Recife se reuniram no pátio do Carmo onde aconteceram shows de Tribos de Jacó, Frei Damião Silva e Zé Vicente. Além disso, a celebração do Dia de Pentecostes contou com momentos de oração e foi celebrada uma missa campal, presidida pelo arcebispo dom Fernando Saburido.

Mas, para os jovens católicos que estão em preparação para a Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro, a celebração começou mais cedo. Já às 9h houve a Jornada Arquidiocesana da Juventude, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Boa Vista, de onde os jovens saíram em caminhada até o Pátio do Carmo.

Reportagem: Eutalita Bezerra -De Projetos Especiais
Foto: Allan Torres