Desde a madrugada desta terça-feira, os fiéis se despedem de arcebispo emérito da Paraíba, dom José Maria Pires, que faleceu na noite do último domingo (27/08), aos 98 anos. Dom José Maria Pires residia na casa dos padres jesuítas em Belo Horizonte e faleceu um hospital da capital mineira, vítima de complicações de uma pneumonia.

O caixão com o corpo do Arcebispo Emérito chegou a João Pessoa em um voo comercial e foi levado para o hangar do Governo do Estado, onde o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Delson, e um grupo de padres e representantes de pastorais da Arquidiocese da Paraíba, esperavam para dar início ao cortejo até a Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, onde se realiza o velório.

A Catedral vai ficar aberta durante todo o dia para as despedidas do Povo de Deus a Dom José. Várias missas vão ser celebradas durante o dia. Às 16h, haverá a última celebração, de Corpo Presente, presidida pelo Arcebispo Dom Delson. O sepultamento será em seguida na própria Catedral.

“Dom José foi um dos catequistas mais ativos e humildes à frente do seu rebanho, e que soube impor a sua voz, sempre que necessário, em defesa dos menos favorecidos. O ‘Dom Pelé’, como ficou carinhosamente conhecido, faz a sua passagem deixando em nós o exemplo de como ser Igreja, de como estar à frente do Povo de Deus”, afirmou o Arcebispo Metropolitano da Paraíba, Dom Manoel Delson.

Sobre Dom José – Dom José Maria Pires nasceu no dia 15 de março de 1919, na cidade de Córregos (MG). Foi ordenado presbítero no dia 20 de dezembro de 1941, em Diamantina (MG). No dia 25 de maio de 1957 recebeu a nomeação episcopal, e a sagração ocorreu no dia 22 de setembro de 1957, em Diamantina.
Foi formado em Teologia e Filosofia pelo Seminário de Diamantina (MG). Atuou como Bispo em Araçuaí-MG (1957-1965), de onde veio para ser Arcebispo da Paraíba (1966-1995). Foi também membro da Comissão Central da CNBB e Presidente da Comissão Episcopal Regional-NE2.Dom José tinha como lema episcopal: “Scientiam Salutis” (A ciência da Salvação). Foi o quarto Arcebispo da Paraíba. Dom José Maria Pires ficou à frente da Arquidiocese de 1966 até 29/11/1995. Foi sucedido por Dom Marcelo Pinto Carvalheira.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Arquidiocese da Paraíba