Após um mês de planejamento, o Apostolado de Nossa Senhora das Lágrimas da Paróquia São Paulo Apóstolo, no Recife, vai realizar neste domingo, 20 de agosto, a chegada da imagem da santa, em Jardim São Paulo. O evento promete unir fiéis de várias paróquias em torno da devoção a Nossa Senhora das Lágrimas, que tem crescido nos últimos meses no Brasil: carreata, procissão luminosa, reza da Coroa das Lágrimas, missa e adoração fazem parte da programação do dia 20, que se inicia às 16 horas.

A devoção a Nossa Senhora das Lágrimas nasceu a partir das aparições do próprio Jesus e também de Nossa Senhora a uma religiosa, irmã Amália Aguirre, aqui mesmo no Brasil, em Campinas, São Paulo. As aparições ocorreram na década de 1930. O Papa Francisco autorizou, inclusive, em julho deste ano, a abertura do processo de beatificação e canonização da Ir. Amália.

Para o padre João Carlos Magalhães, que é pároco de São Paulo Apóstolo, em Jardim São Paulo, o domingo será de graças para todos que participarem. “A devoção inclui a reza da Coroa das Lágrimas, uma oração poderosa, feita diretamente a Jesus, a quem pedimos pelas lágrimas de sua mãe: ‘Vede, ó, Jesus, que são as lágrimas daquela que mais vos amou na terra e que mais vos ama no céu’”, explicou o pároco. Engana-se quem acha que a Coroa é um terço comum: na Coroa, que tem 7 partes com 7 contas, reza-se a Jesus (“Meu Jesus, ouvi os nossos rogos, pelas lágrimas de vossa Mãe Santíssima”) e então Jesus recolhe esses pedidos e orações, “recolhe as lágrimas que sua mãe derramou durante o açoite do filho, de sua caminhada sofrida até o monte calvário, lágrimas que caíram diante da cruz, lágrimas que caíram quando ela recebeu o corpo chagado de seu filho no colo, naquela famosa imagem conhecida e muito retratada como a Pietá”, comentou padre João Carlos.

O padre, enquanto pároco de Jardim São Paulo, instituiu o Apostolado de Nossa Senhora das Lágrimas na paróquia no início do ano – todas as quartas-feiras, às 19 horas, reza-se a Coroa na igreja matriz. No dia 20, o Apostolado organiza a entronização da imagem de um metro de altura, para ajudar na divulgação e crescimento da devoção. “Por isso, eu convido a todos para participarem desse momento de muita fé e confiança na mãe de Deus e nossa”, convidou.

A programação parece extensa, mas é simples: uma carreata vai sair às 16 horas da igreja de Nossa Senhora da Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, de forma que a imagem passará pelos bairros de Piedade, Boa Viagem e Imbiribeira até chegar à Avenida Recife, em Jardim São Paulo. Ali, na entrada do bairro, o andor com a imagem segue pelo chão, acompanhada de procissão luminosa como o povo caminhando até a igreja matriz de São Paulo Apóstolo. Com a bênção da imagem na porta da igreja, o pároco faz a entronização, reza a Coroa às 18 horas, e às 19 horas, haverá missa presidida pelo pároco, padre João Carlos, mas que terá como pregador o frei Rosenildo Alexandre, carmelita, que é um grande conhecedor e incentivador da devoção. “Será um farol de profunda devoção e celebração, que está prestes a iluminar o bairro de Jardim São Paulo, em Recife”, afirmou o padre.

A programação (ver abaixo arte da festa) desse dia especial terá início às 16h, com uma carreata que sairá da matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Jaboatão. “Convidamos os paroquianos de Piedade e Jardim São Paulo a acompanharem com seus carros a imagem, numa grande carreata”, disse o padre. “O andor com Nossa Senhora das Lágrimas será conduzido numa caminhonete e, logo atrás, haverá um trio animado por Dudu do Acordeon e banda”.

Segundo o padre João Carlos, toda essa movimentação quer dar um sentido de festa à chegada triunfal da imagem na Paróquia. “Será uma grande demonstração de fé que atravessa as ruas, levando a mensagem de esperança e devoção a todos que cruzarem o caminho da carreata”, explicou.

Às 17h, um momento especialmente tocante marcará a entrada da imagem no bairro de Jardim São Paulo: o andor desce do carro e une-se ao povo numa procissão luminosa, a pé, até a igreja matriz, onde se fará a entronização da imagem. Missa, adoração e reza da Coroa das Lágrimas, na matriz, marcam o final deste dia especial para a comunidade católica do Recife.

A Santa Missa será presidida, às 19 horas, pelo Padre João Carlos e concelebrada pelo frade carmelita Rosenildo Alexandre, conhecedor e grande incentivador da devoção no bairro dos Aflitos, em Recife.

Para obter mais informações sobre este evento especial, fiéis devem entrar em contato pelo telefone: (81) 4102-9207 ou no instagram: saopauloaopostolorecife