O sol da última sexta-feira, 29, surpreendeu a todos do Recife, e iluminou a primeira das duas celebrações dedicadas a São Pedro e a São Paulo, na centenária Igreja de São Pedro dos Clérigos, no centro da cidade. Aberta apenas para visitação turística e à espera da restauração prometida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a co-catedral da arquidiocese ficou lotada de fiéis das mais diversas comunidades. Uma prova de fé e amor pelo primeiro papa da Igreja e pelo Apóstolos dos Gentios.

A cor vermelha presente nas toalhas do altar e do ambão, e também, nas vestes dos sacerdotes, que juntos com o vigário geral, monsenhor Lino Duarte, celebraram a missa, lembrava que os reverenciados daquele dia eram mártires, exemplo maior de amor a Jesus. As trajetórias de São Pedro de São Paulo foram brevemente lembradas durante a homilia. O presidente da celebração destacou a gratidão como motivo maior da solenidade.

“É uma das celebrações mais importantes para a nossa Igreja. Se estamos aqui é porque somos resultado da missão dos apóstolos, principalmente de Pedro e de Paulo e devemos ser gratos por tamanha fidelidade a Deus”, afirmou o monsenhor Lino Duarte.

O vigário geral salientou ainda, o trecho narrado no Evangelho de São Marcos, onde Jesus pergunta a Pedro “E vós quem dizeis que eu sou?”. Para o religioso, um questionamento que deve ser feito por todos os fiéis. “Nós devemos nos perguntar todos os dias quem é Jesus para nós? E assim como os apóstolos não se deixar dominar pela dúvida nem pelo medo para que outros possam conhecer o nosso Deus”, disse.

Monsenhor Lino Duarte concluiu exortando os presentes a serem prudentes e não se deixarem seduzir por falsas imagens de Jesus. “Muitos pregam um Cristo que só serve para resolver nossos problemas. E o grande exemplo que os apóstolos nos deixam é justamente o de seguir Jesus, e em meio a toda e qualquer dificuldade, fazer a vontade do Pai, amando-nos uns aos outros. Pois o próprio “Jesus foi fiel até a morte e morte de cruz””.

Da Assessoria de Comunicação AOR