A festa de Nossa Senhora de Fátima é somente no dia 13 de maio, mas as paróquias e capelas da Arquidiocese já vivem seus novenários ou preparam o tríduo. O título de Nossa Senhora de Fátima nasceu das aparições ocorridas na região de Fátima, em Portugal, quando três pequenos pastores dialogavam com a “senhora do céu”, em 1917.

Até o dia 13 de maio, muitas paróquias e capelas da Arquidiocese de Olinda e Recife promoverão procissões e rezas do terço, além das missas celebradas por padres e bispos, com participação de toda comunidade católica. São sete as paróquias dedicadas a Nossa Senhora, com o título de Fátima, na Arquidiocese. Outras dezenas de capelas com esse título fazem parte de inúmeras paróquias. Mesmo quem não tem paróquia ou capela mariana celebra este título tão querido.

Os jesuítas construíram em Recife o primeiro santuário de Nossa Senhora de Fátima do mundo, mesmo antes do santuário de Portugal. A história pode ser visitada no Instagram @santuarioden.senhoradefatima ou na conversa com o reitor do santuário, padre Antônio Mota, que escreveu o livro “As mensagens de Fátima e sua atualidade para hoje”. “A fé do povo de Deus nas mensagens de Nossa Senhora, deixadas em Fátima, é de grande importância para ajudar na esperança e no amor”, disse o padre. “Elas ainda se mostram como grande força para confiar nos desígnios de Deus”.

Conheça a programação do santuário e de algumas paróquias e capelas de nossa Arquidiocese:

Santuário de Nossa Senhora de Fátima (antigo Colégio Nóbrega):

Dia 9 – missa de abertura do Tríduo às 18h, presidida por padre Damião Silva, com procissão da imagem saindo da capela da Unicap para o Santuário de Fátima;

Dia 10 – missa às 19h, presidida por Pe. Antônio Mota (reitor do Santuário) e animação dos jovens da Comunidade Porta Fidei;

Dia 11 – missa às 16h, com participação do Setor de Juventude da Arquidiocese, e missa às 19h, presidida pelo Pe. Delmar Cardoso;

Dia 12 – Missa das Mães às 11h30 e missa do tríduo às 19h, presidida pelo Pe. Lúcio Flávio;

Dia 13 – Missas às 7h, 9h, 10h30, 12h, 14h30.
Às 18h, missa solene presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson. Às 20h, procissão com a imagem de N Sra de Fátima.

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – San Martin, Recife:

De 3 a 12 de maio, ofício de Nossa Senhora às 6h da manhã, novena às 19 horas, missa às 19h30.

No domingo, dia 12, além do ofício, da novena e da missa, haverá procissão luminosa com a imagem de Nossa Senhora de Fátima saindo da Igreja Dom Bosco (Av. Eng. Abdias de Carvalho, n°1885, Bongi) em direção à praça da igreja matriz, em San Martin, onde haverá missa campal.

No dia 13, segunda-feira, a programação é diferente: ofício às 6h; terço na igreja matriz às 11h e às 18h30; e celebração de missa ao meio-dia e às 19h30.

Capela Nossa Senhora de Fátima – que faz parte da paróquia São Judas Tadeu (de Cajueiro)

Tríduo de 10 a 12 de maio, com reza do terço mariano às 18 horas e missas às 19 horas.
No dia da festa (13), terço mariano às 17h30; procissão às 18h30 e missa às 19 horas.

Endereço: Condomínio São João Paulo II, Av. Beberibe, 3530, Porto da Madeira, Recife

Comunidade Nossa Senhora de Fátima, em Areias – que faz parte da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, do Barro

Tríduo de 10 a 12 e festa no dia 13.

Dia 10 – Terço às 18h na Rua Ipojuca, nº 538, Areias; procissão às 18h30 em direção à capela; missa às 19h na capela

Dia 11 – Terço às 18h na capela; missa às 19h na capela

Dia 12 – Missa às 8h30 na capela

Dia 13 – Terço às 18h na Rua Dr. Vilas Boas, nº 766, Barro; procissão às 18h30 em direção à capela; missa às 19h na capela

Paróquia Nossa Senhora de Fátima – de Boa Viagem, Recife

Dia 4 – abertura com terço às 18h na concentração da procissão; 18h30 procissão da bandeira saindo da creche (Comunidade São Francisco) em direção à matriz; missa às 19h na igreja matriz; quermesse às 20h.

Dia 5 – terço às 18 horas; missas às 7h, 11h e 19h.

Dias 6, 7, 8, 9 e 10 – terço às 18 horas e missa às 19 horas.

Dia 11 (sábado) – Primeira Comunhão às 16h; terço às 18h e missa às 19h.

Dia 12 (domingo) – Terço às 18h; missas às 7h, 11h e 19h.

Dia 13 (festa) – Terço luminoso às 18h e missa às 19h.