Nesta 404ª edição, romarias, carreatas e missas marcarão
os nove dias de festejos em honra à padroeira da cidade

As festividades em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira e imperatriz da cidade do Paulista, na região metropolitana do Recife, têm início no próximo dia 2 e seguem até 10 de setembro, na igreja matriz localizada no bairro de Maranguape 2. Inspirada na oração “Salve Rainha” e nos milagres relacionados à maternidade, que foram alcançados por famílias devotas da Virgem, a 404ª edição da festa tem como tema “És, Senhora, nossa mãe”.

Seguindo o exemplo do filho de Maria, Jesus Cristo, a festa em Paulista mais uma vez convida os fiéis a promoverem a graça da partilha com os mais pobres. Assim, portanto, a fraternidade também estará presente nos festejos com a arrecadação de alimentos e itens de higiene durante os nove dias de programação. Os donativos serão entregues às famílias que vivem em situação de vulnerabilidade e são assistidas pela igreja local, em especial, àquelas atingidas pelo incêndio ocorrido no último domingo (27) na Ocupação Maria Felipa, em Maranguape 2. Cerca de 30 barracos foram atingidos pelas chamas e os moradores perderam roupas, alimentos, colchões, móveis e utensílios domésticos.

De acordo com o pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, padre Charles Araújo, o tradicional festejo traz reflexões sobre a solidariedade como imprescindível em uma sociedade e, em especial, sobre o lado mãe de Nossa Senhora. “A Virgem Maria não é apenas a manifestação da maternidade de Deus, mas ela se tornou a expressão da maternidade para Deus. Jesus Cristo a desejou como Mãe, por isso a escolheu”, explica.

O sacerdote destaca ainda que, nesse aspecto da maternidade, há uma particularidade em relação às graças alcançadas pela intercessão da padroeira da cidade. “Muitos dos relatos, que chegam até nós, são de pessoas que tinham dificuldades para engravidar, tiveram problemas na gestação ou no parto, e conseguiram o milagre. Este ano, portanto, somos chamados a contemplar os sinais da presença de Deus em nossas histórias, a partir de um dos elementos vitais da experiência humana: onde há uma mãe, há vida em forma plena. Em tudo isso há Deus”, diz.

PROGRAMAÇÃO

As homenagens à Nossa Senhora dos Prazeres começam oficialmente no sábado (2), a partir das 18h, com a carreata da bandeira saindo da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro de Paratibe. Os veículos vão até a Avenida B, em Maranguape 2, e de lá o cortejo seguirá a pé para a igreja matriz, onde a flâmula será hasteada e, em seguida, acontece a missa de abertura. A liturgia eucarística será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson.

Durante os nove dias de comemorações, os católicos participam de atividades religiosas como o Setenário das Alegrias – sete dias de reflexão e oração sobre as sete alegrias de Maria – , oração do Ofício de Nossa Senhora, carreatas, romarias, procissões, confissões, casamento comunitário, celebração da Primeira Eucaristia, batismos e missa em ação de graças pelos 88 anos de emancipação política do Paulista (04/09). Ao todo, serão 13 celebrações eucarísticas presididas por bispos e padres convidados.

No entorno da Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, estará montada a Arena das Alegrias. A área de lazer e diversão destinada a toda família terá espaço goumert e palco para apresentações culturais. A entrada será gratuita.

ROMARIAS

Entre os dias 4 e 9 de setembro, a alegria da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres ocupará as principais vias da cidade do Paulista. Nesse período, membros de pastorais, grupos de serviços e movimentos da Igreja realizarão romarias, saindo de pontos populares do bairro de Maranguape 2, às 18h30, e seguindo até a matriz.

O ponto alto dessa manifestação pública de fé, no dia 7 de setembro, feriado da Independência do Brasil, quando acontecerá a 3ª Romaria das Alegrias. O evento reunirá fiéis das 11 paróquias do Vicariato Paulista, que inclui as comunidades do município de Abreu e Lima, na Igreja Matriz de São Francisco de Assis, na Vila Torres Galvão. De lá, a partir das 16h, os devotos seguirão louvando e rezando por cerca de 4,5 quilômetros até Maranguape 2, encerrando a caminhada com o Setenário das Alegrias.

DIA SOLENE

No domingo (10), último dia da Festa de Nossa Senhora dos Prazeres, a programação começa às 7h com o Ofício de Nossa Senhora, seguido da Missa Solene às 8h, presidida por padre Charles Araújo. Às 10h, o diácono Sérgio Douets celebra o Batismo para as crianças.

A missa de encerramento começa às 16h e, logo após, os devotos concluem o período festivo seguindo a procissão com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas principais ruas e avenidas do bairro de Maranguape 2.

PRÉ-FESTA

Antes de reunir os devotos nos dias de festa, Nossa Senhora dos Prazeres está indo ao encontro dos fiéis. Desde o dia 22 de julho, a imagem peregrina da padroeira percorre as sete paróquias da cidade, visitando casas, igrejas, órgãos públicos e privados. Conduzida pelos Guardiões da Imperatriz – grupo de voluntários responsáveis por propagar a devoção mariana – a santa é acolhida com momentos de oração e reflexão.

Ainda na programação da pré-festa, foi realizada a bênção das camisas-mantos neste domingo (20). Haverá também as missas de envio dos voluntários, no dia 27 deste mês, e a de ação de graças, no dia 31, com os devotos que tiveram milagres alcançados por intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres, às 17h e 19h30, respectivamente.

DEVOÇÃO
A devoção a Nossa Senhora dos Prazeres no Paulista tem mais de quatro séculos, sendo uma das mais antigas manifestações religiosas do Estado. A veneração à santa teve origem em Portugal e foi trazida para o município em 1619. O bispo da Diocese de São Salvador da Bahia criou a vigararia de Maranguape e dom João IV, rei de Portugal, nomeou como vigário dom Manoel Rodrigues Neto. O local já tinha como protetora Nossa Senhora dos Prazeres.

Datada de 1659, a antiga igreja foi construída sob as ordens do capitão João Fernandes Vieira logo após vencer a luta. Herói da Batalha dos Guararapes e homem profundamente religioso, Vieira acreditava que a expulsão dos holandeses do território brasileiro se deu graças à intercessão de Nossa Senhora dos Prazeres. Outra igreja também dedicada a Nossa Senhora foi erguida no monte onde houve o combate no município de Jaboatão dos Guararapes, também na região metropolitana.

Programação

02/09/2021 – Sábado – Abertura da Festa

6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
18h: Carreata da bandeira saindo da Igreja Matriz de Nossa Senhora de Fátima em Paratibe. Chegando na Avenida B, a bandeira segue em procissão com o Povo de Deus. Em seguida, Santa Missa.

03/09/2021 – Domingo
Gesto Concreto: Feijão
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h: Santa Missa dedicada às mães
10h: Casamento Comunitário
15h: Carreata com a imagem de Nossa Senhora dos Prazeres pelas principais ruas e avenidas da cidade do Paulista
17h: Celebração da Primeira Eucaristia
19h: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

04/09/2021 – Segunda-Feira – Aniversário de 88 anos do Município do Paulista
Gesto Concreto: Arroz
9h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
10h: Santa Missa em Ação de Graças pelo aniversário da emancipação do Município do Paulista
16h: Santa Missa
18h30: Romaria do Terço dos Homens
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

05/09/2021 – Terça-feira
Gesto Concreto: Farinha
6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria da Renovação Carismática Católica (RCC)
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

06/09/2021 – Quarta-feira
Gesto Concreto: Açúcar
6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria das Famílias e da Ação Sociotransformadora  
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

07/09/2021 – Quinta-Feira
Gesto Concreto: Fubá/Flocão
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h: Santa Missa pela Pátria
16h: 3ª Romaria das Alegrias, saindo da Igreja Matriz de São Francisco na Vila Torres Galvão. Ao chegar na Matriz, Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

08/09/2021 – Sexta-feira – Festa da Natividade (nascimento) de Nossa Senhora
Gesto Concreto: Macarrão
6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
16h: Santa Missa
18h30: Romaria do Apostolado da Oração e de Jesus das Santas Chagas
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

09/09/2021 – Sábado – Vésperas da Solenidade da Santíssima Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Mãe, Imperatriz e Excelsa padroeira da Cidade do Paulista.
Gesto Concreto: Leite
6h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h: Missa dos Enfermos
16h: Missa com as Crianças
18h30: Romaria da Juventude e Movimentos Marianos
19h30: Setenário das Alegrias de Nossa Senhora

10/09/2021 – Domingo – Solenidade da Santíssima Mãe de Deus e Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, Mãe, Imperatriz e Excelsa Padroeira da Cidade do Paulista.
Gesto Concreto: Sabonete e creme dental
7h: Recitação do Ofício de Nossa Senhora
8h: Santa Missa Solene
10h: Batismo
16h: Santa Missa Solene de Encerramento da Festa. Em seguida, procissão com a imagem milagrosa de Nossa Senhora dos Prazeres

Texto e fotos: Divulgação/Pascom da Paróquia