No dia de Santo Expedito, hoje, 19 de abril, fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife podem participar de celebração votiva em uma capela e uma igreja dedicadas ao santo das causas justas e urgentes.
Na zona sul do Recife, acontecerá o encerramento da 18ª Festa de Santo Expedito, no bairro do Ibura de Baixo, na capela que traz o nome do referido santo, sendo a primeira e única capela da capital, criada há 18 anos, para homenagear Santo Expedito. A capela de Santo Expedito faz parte da paróquia Cristo Redentor, no Jordão, Recife. A festa deste ano foi intitulada “Com Santo Expedito vivemos nossa vocação de discípulos e missionários” e ocorreu no período de 14 a 19 de abril, com missas e quermesse diariamente. Para o dia 19 dedicado ao padroeiro, foi organizada uma programação festiva, com cinco missas e procissão, a fim de atender os fiéis que vêm de muitas partes do Recife e de cidades do interior do Estado.
Em Casa Amarela, zona norte do Recife, a paróquia Bom Jesus do Arraial (igreja da Harmonia) e seu pároco, padre Adriano Tenório organizaram a 3ª festa de Santo Expedito, no dia 19. “Será um dia voltado para oração e a devoção ao Santo das causas urgentes e justas”, destaca padre Adriano Tenório.
QUEM FOI SANTO EXPEDITO – Santo Expedito foi martirizado na Armênia, no século II. Ele era militar, foi decapitado no dia 19 de abril de 303, sob o imperador Diocleciano, que subira ao trono de Roma em 284. Levava uma vida devassa, porém, um dia, tocado pela graça de Deus, vendo uma grande luz, tudo mudou em sua vida. Foi então que lhe apareceu o Espírito do mal, em forma de corvo, e lhe segredou “cras….! cras….! cras….!” palavra latina que quer dizer: “Amanhã…! amanhã…! amanhã…!, isto é – Deixe para amanhã! Não tenha pressa! Adie sua conversão!”. Mas Santo Expedito, pisoteando o corvo, esmagou-o, gritando: HODIE! Quer dizer: HOJE! Nada de protelações! É pra já!” É por isto que o Santo Expedito é invocado nos casos que exige solução imediata, nos negócios em que qualquer demora poderia causar prejuízo. No Brasil, sobretudo, Santo Expedito é invocado nos negócios, o santo da “última hora”, num sim, sem adiamentos. Origem histórica: Mártir de Metilene, é pouco conhecido dos historiadores, mas sua existência é certa. Santo Expedito, segundo a tradição, era armênio, não se conhecendo o lugar de seu nascimento, mas parece provável que seja Metilene, localidade onde sofreu seu martírio. A Armênia é uma região da Ásia Ocidental, situada ao Sul do Cálcaso, entre o Mar Negro e o Mar Cáspio, nas margens dos Rios Tigre e Eufrates.
Essa região foi sempre considerada uma terra de predileção. Aliás, pelo testemunho da Sagrada Escritura, foi sobre as montanhas armênias do Ararat que a Arca de Noé pousou quando as águas do dilúvio baixaram (Gênesis, 8.5). A Armênia foi uma das primeiras regiões a receber a pregação dos apóstolos Judas Tadeu, Simão e Bartolomeu, mas também local de inúmeras perseguições aos cristãos. Essa região foi regada com o sangue de muitos mártires, entre eles Santo Expedito.
PROGRAMAÇÃO:
Capela de Santo Expedito, Ibura, faz parte da paróquia Cristo Rei, Jordão, Recife)
Tema “Com Santo Expedito vivemos nossa vocação de discípulos e missionários”
Dia 19/04/2018
6h: Missa celebrada pelos padres Davi e Guilherme; e café da manhã comunitário;
9h: Missa celebrada pelo padre Edicarlos Alves.
12h (meio-dia): Missa celebrada pelo padre Gustavo Vilaverde.
15 h: Missa celebrada pelo padre Pe João Carlos.
18h30: procissão pelas ruas do bairro;
19h: Missa celebrada pelo padre Edicarlos e demais vigários.
Endereço da capela: Rua Ribeirão Vermelho, 1262, próximo à Avenida Dois Rios, Ibura. Informações: 3338-6836 (capela).
Paróquia Bom Jesus do Arraial (igreja da Harmonia)
Tema “Tudo é possível para aquele que crê”
Dia 19/04/2018
9h – Missa com o padre Cosmo Francisco;
12h – Missa com o padre Rosivaldo Torres e às 15h, missa com o padre Dennys Pimentel.
Endereço: Rua da Harmonia, 367, esquina com a Estrada do Arraial, bairro Casa Amarela, Recife. Informações: 3268-4911/99878-8117.
(Pascom Arquidiocese)