O novenário de Nossa Senhora do Livramento, que aconteceu em Vitória de Santo Antão, de 15 a 24 de novembro, teve uma intenção especial: a celebração dos 70 anos da Paróquia do Livramento. Neste domingo (24), o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu a missa solene no encerramento da festa e em seguida acompanhou a procissão da imagem da padroeira pelas ruas da cidade.

A festa do Livramento faz parte da vida do arcebispo. Natural de Jussaral, no Cabo de Santo Agostinho, dom Fernando foi morar ainda menino com a família em Vitória, passando a frequentar a igreja e suas festas. Fez aí sua Primeira Comunhão, foi coroinha e, aos 13 anos, entrou para o Seminário, iniciando sua formação para o ministério sacerdotal. “De fato, a paróquia teve papel fundamental na minha vida, e agradeço a Nossa senhora do Livramento pelas graças de minha infância na cidade”, disse dom Fernando.

Fiéis participaram da missa ocupando todos os bancos e cadeiras do espaço central da igreja, do andar superior e da lateral. Na matriz, três painéis foram montados para expor fotografias dos padres que passaram pela Paróquia, fotos da matriz e das capelas, e fotos de momentos importantes dos paroquianos como casamentos, primeira comunhão e batizados, traduzindo a história viva da Paróquia.

“O novenário de Nossa Senhora do Livramento foi oportunidade para unir as 14 comunidades que formam a Paróquia em ação de graças por tantos benefícios que Deus concedeu ao nosso povo ao longo desses 70 anos”, comentou o pároco, padre André de Vasconcelos. “A presença de dom Fernando na festa nos traz alegria, força e entusiasmo para que possamos seguir na caminhada pastoral”, completou.

Durante a missa, o arcebispo anunciou a criação, em 27 de março de 2020, de uma área pastoral que será transformada em paróquia – a primeira da Arquidiocese dedicada a Maria sob o título de Nossa Senhora do Amparo. Será a segunda paróquia nascida do Livramento: a primeira foi São Vicente de Paulo, em Maués, em 2011.
Na praça em frente à matriz, logo após a chegada da procissão, houve a bênção do Santíssimo.
Pascom AOR