A Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Jaboatão dos Guararapes, realiza a 40ª festa da padroeira. Iniciada em 26 de janeiro com a procissão da bandeira, a festa vai até quatro de fevereiro, com celebrações de missas na matriz e quermesses com shows num palco montado em frente à igreja. As atrações culturais apresentam-se sempre após a missa, reunindo os fiéis em confraternização: nessa etapa final da festa, inclusive, os paroquianos poderão admirar a beleza de blocos líricos, símbolo dos antigos carnavais.

Este ano, um elemento interessante foi trazido para os fiéis: a pia batismal original da antiga Capela da Candelária, que há muito tempo foi “engolida” pelo avanço do mar. A pia tem cerca de 400 anos (é datada do século XVI) e foi colocada estrategicamente na igreja matriz com água benta para os dias de festa.

O tema apresentado para reflexão durante o novenário foi “Caminhar juntos com Maria, de mãos dadas e com coragem!”, com novenas às 19 horas e missas às 19h30.

No último dia da festa, que acontecerá neste domingo (04), haverá duas celebrações pela manhã e uma à tarde. A missa das 17 horas será presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, e concelebrada pelo pároco de Nossa Senhora das Candeias, padre Rinaldo Pereira. Após a celebração, haverá procissão de encerramento com a imagem da padroeira saindo da igreja e percorrendo ruas do bairro. Na chegada o andor com a imagem, apresentação de blocos líricos.

Confira a programação:

Sexta (02/02)
19h – Novenário
19h30 – Missa presidida por Pe. Adilson Simões, fundador da Comunidade Católica Filhos da Misericórdia e do Santuário da Divina Misericórdia (Arcoverde)
20h30 – Atração cultural: Seresta com Evandro Lopes

Sábado (03/02)
19h – Novenário
19h30 – Missa presidida por Pe. Damião Silva, pároco de São Frei Pedro Gonçalves (Madre de Deus, Recife)
20h30 – Atração cultural: Bloco da Saudade

Domingo (04/02)
7h – Missa presidida por Pe. Fernando Alves, pároco de Santo Antônio (Barra de Jangada, Jaboatão dos Guararapes)
11h – Missa presidida por D. Ruy Gonçalves, bispo de Caruaru