Dom Fernando Saburido presidiu missa solene na manhã deste domingo, dia 21 de novembro, na festa de Nossa Senhora da Apresentação da Escada no Município de Escada. O evento é considerado uma das maiores manifestações marianas da Mata Sul e a quarta maior festa mariana da Arquidiocese de Olinda e Recife. A cidade de Escada é o único lugar onde se celebra Maria com título de Nossa Senhora da Escada, o mesmo que dá nome à cidade.

De tradição bicentenária, a festa este ano traz tema que faz referência à comemoração dos 150 anos em que São José foi proclamado patrono da Igreja. A cidade cresceu em torno da devoção à Nossa Senhora. A paróquia é composta de dez comunidades. Atualmente, ela é administrada pelo monsenhor Josivaldo Bezerra, vigário episcopal do vicariato Cabo. Depois de seis anos na cidade, este é o último ano do monsenhor à frente da festa e da administração paroquial. A partir de fevereiro, ele assumirá o vicariato Vitória de Santo Antão.

Pela memória litúrgica, o encerramento da festa caiu exatamente no dia dedicado à apresentação de Maria. Durante o momento do ofertório é realizado o gesto concreto de doação de alimentos às famílias carentes assistidas pela paróquia. As doações são feitas por grupos e movimentos da cidade, empresários e devotos que fazem promessas à Nossa Senhora. Em média, são atendidas cerca de cem famílias.

Hoje a festa atrai pessoas das cidades circunvizinhas e, com a pandemia, ela foi vivenciada seguindo os protocolos de máscara e higienização. Para Marcone Leite, que é membro do conselho pastoral paroquial, essa festa é muito mais do que um festejo: é uma expressão de fé que inspira todos os moradores. “Para mim, é uma verdadeira experiência com Nossa Senhora, de forma muito profunda. Ela se aproxima da gente, não só para fazer uma festa, mas como uma presença mística de Maria no meio de nós”, enfatizou Marcone.

Em sua homilia, dom Fernando Saburido ressaltou que os fiéis devem contemplar Nossa Senhora como uma mulher forte e carinhosa, preocupada com os filhos. “Ela assumiu ser nossa mãe, diante de Jesus na cruz. Ela procura velar por todos nós, como filhos. Uma mãe com quem podemos contar,” exclamou o arcebispo.

No final da tarde, houve procissão pelas principais ruas da cidade e o encerramento aconteceu com missa campal e bênção do Santíssimo. A celebração foi presidida pelo padre Paulo Augusto. Atualmente, ele é pároco da cidade de Amaraji e, a partir de fevereiro, assumirá a paróquia de Nossa Senhora da Apresentação da Escada.

Pascom AOR