Cristãos de todo o Brasil terão o privilégio de receber, pela primeira vez na história, um dos eventos mais importantes da religião católica no mundo, a 27ª edição da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). O encontro acontecerá entre os dias 23 e 28 de julho de 2013, no Rio de Janeiro, e deve atrair fiéis de vários países.

Para isso, uma peregrinação dos símbolos oficiais da jornada, a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora (quadro com a imagem da santa), acontece em diversas arquidioceses de estados brasileiros até a sua chegada no Rio. Os objetos sagrados chegaram ao país no dia 18 de setembro do ano passado, em São Paulo e já percorreram vários estados como Espírito Santo, Minas Gerais, Sergipe e Alagoas. Em Pernambuco, a chegada está prevista para a próxima sexta-feira (13), em Palmares e, posteriormente, seguem para o Recife. Todos os preparativos para a recepção dos símbolos na arquidiocese já estão prontos.

Os esclarecimentos foram dados na tarde desta quinta-feira (12), em um encontro realizado no Santuário Nossa Senhora de Fátima, no bairro da Boa Vista, área central do Recife. Na ocasião, estiveram presentes o Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, o Presidente da Comissão Arquidiocesana de Pastoral para Juventude, Padre Gimesson Silva, e o Coordenador da Pastoral da Arquidiocese, Padre Josenildo Tavares.

Os artefatos religiosos chegarão na cidade de Palmares, mata Sul do Estado, e depois seguirão para a Arquidiocese de Recife e Olinda, situado no bairro das Graças, zona norte do Recife, onde serão recebidos por jovens de diversas paróquias. “Nós tivemos a graça de poder ter dois anos de peregrinação dos objetos no país, algo que, possivelmente, nunca mais irá acontecer. Por isso, o processo de acolhida acontecerá em vários momentos, com uma série de programações, entre caminhas, missas e shows”, ressaltou o Padre Gimesson.

Para a próxima segunda-feira (16), o processo de acolhida dos símbolos da JMJ ficará por conta do “Bote Fé Recife”, evento que começará às 12h com uma missa presidida por Dom Fernando, no Santuário de Nossa Senhora de Fátima, na Boa Vista. Já às 14h, a celebração continuará com shows no Marco Zero, bairro do Recife, com participação de cantores religiosos e outros artistas locais como Cristina Amaral e Dudu do Acordeon.

Segundo Padre Gimesson, “o objetivo do Bote Fé Recife é celebrar o momento de fé com os jovens e expressar a cultura pernambucana produzida por eles para o mundo. Além de favorecer uma reflexão da realidade social da juventude, como a pobreza, a violência e a miséria”. De acordo com Dom Saburido, o evento vai atrair padres de outras Dioceses para que o evento possa ganhar maiores proporções. “Nós queremos que os jovens caminhem com a Igreja e que eles possam evangelizar outros jovens”, comentou o arcebispo.

PEREGRINAÇÃO – Os símbolos ficarão no Estado até o dia 1° de Fevereiro, quando seguem para a Diocese de Guarabira, na Paraíba. Durante este tempo, os objetos percorrerão comunidades carentes, presídios e outras dez dioceses do Estado.

O último evento da Jornada Mundial da Juventude aconteceu em 2010, em Madrid, na Espanha, reunindo cerca de dois milhões de jovens. Para 2013, a expectativa é de que o movimento reúna cerca de cinco milhões de fiéis.

A JMJ acontece a cada três anos em várias partes do mundo, desde 1985. Os Símbolos foram doados pelo Papa João Paulo II, para simbolizar a preparação das arquidioceses para a chegada do grande evento, como acontece com a tocha olímpica.

PE recebe símbolos da Jornada Mundial da Juventude

Fonte: Leia Já