Por Rhaldney Silva

O mês de dezembro começou com muitas novidades para o Setor Juventudes da Arquidiocese de Olinda e Recife. No dia 04 de dezembro, foi realizada no auditório do Colégio São José, no Recife, a Assembleia Arquidiocesana das Juventudes. Estiveram presentes representantes de vicariatos, novas comunidades, congregações, pastorais e movimentos juvenis. O encontro contou com momentos de espiritualidades e planejamento que nortearão a Comissão Arquidiocesana de Pastoral para as Juventudes (CAP Juventudes) em 2022.

A última atividade do ano contou com o protagonismo juvenil dos membros do Setor Juventudes da AOR. Todas as equipes foram construídas a partir da disponibilidade de cada jovem. As equipes formadas foram: secretaria, credenciamento, liturgia, comunicação, metodologia e lanche. Cada equipe se organizou e levou para o local o que foi planejado para o evento.

Também foram debatidos na assembleia temas como a avaliação do ano de 2020 e 2021, a realização do Congresso Eucarístico Nacional de 2022, o processo de escuta promovido pelo Setor Juventudes em 2021 a Jornada Mundial da Juventude, que será realizado em Portugal, em 2023, e a montagem do calendário da CAP Juventudes em 2022.

Para o ano que vem, foram planejados o Seminário da Campanha da Fraternidade, promovido pela CAP Bíblia, uma catequese com a irmã Valéria Leal, a quarta edição do Festival de Artes das Juventudes, o Dia Nacional das Juventude e a Jornada Arquidiocesana das Juventudes, que mudará de data. Além disso, o projeto da Escola de Formação das Juventudes Pe. Henrique também foi votado e aprovado para continuar fortalecendo a formação integral dos jovens arquidiocesanos.

Confira as datas dos eventos da CAP Juventudes em 2022:

29/01 – Seminário da Campanha da Fraternidade 2022 (CAP Bíblia)

30/01 – Catequese com a Irmã Valéria Leal

05/06 – Pentecostes

17 a 19/06 – Encontro de Revitalização da Pastoral Juvenil (Nacional)

30/07 – 4ª Edição do Festival de Artes das Juventudes

09 a 11/09 – Encontro de Jovens dos Setores de Juventude (Nacional)

Outubro: DNJ nos Vicariatos

11 a 15/11 – 18º Congresso Eucarístico Nacionale

14/11 – Jornada Arquidiocesana das Juventudes / Vigília das Juventudes (Congresso Eucarístico Nacional)

03/12 – Assembleia Arquidiocesana das Juventudes

Escola de Formação das Juventudes Pe. Henrique (Módulo I: fevereiro, março, abril, maio e junho; Módulo II: setembro e outubro)

A Assembleia das Juventudes foi o primeiro encontro realizado de forma presencial pela CAP Juventudes desde quando a pandemia começou. Em 2020 e 2021, as atividades como o Festival de Artes das Juventudes e a Jornada Arquidiocesana foram realizadas de forma on-line, pelo canal da Arquidiocese de Olinda e Recife no Youtube.