da redação

O ano de 2023 foi instituído pela quarta vez pela CNBB como ano vocacional.. E nesta matéria especial, vamos conhecer a história de duas freiras italianas que dedicaram três décadas de missão numa das regiões mais pobres do Brasil: a área canavieira de Pernambuco. 

Olhos vibrantes e passos lentos, essa é irmã Albarosa. Ao lado de sua companheira de missão por 30 anos, irmã cherubina, elas relembram capítulos de uma linda aventura em uma das regiões mais pobres do País. “ Eu vim com alegria por que meu coração sempre foi missionário”, diz irmã Albarosa com sorriso no rosto.

Irmã Albarosa Galbiati

Era o Ano de 1995 e a irmã Albarosa já estava com 22 anos de vida missionária na Argentina, quando foi enviada para o Nordeste do Brasil juntamente com a irmã cherubina. Logo depois, o então Arcebispo metropolitano dom José Cardoso Sobrinho, as enviou para a região canavieira de Pernambuco, mais precisamente para  a cidade de Primavera, há 80 quilômetros de Recife. Na época era uma região perigosa, de difícil acesso e que poucos gostariam de morar.

Destemidas,as duas amigas lembram que, sem transporte público, pegavam carona em caminhões de cana de açúcar, para levar a Palavra de Deus. 

E todos esses anos de vida missionária deram frutos: Oito religiosos e religiosas, fazem parte hoje da Congregação das Ursulinas, graças à evangelização das freiras italianas.

Freiras da Congregação das Ursulinas

E depois de toda essa trajetória, aos 80 anos e com problemas de saúde, a irmã Albarosa deixa o Brasil e volta a sua terra natal: Itália, para cuidados médicos. Ao falar nesse assunto, o coração aperta, mas ela logo encontra um novo sentido: “sentirei saudade, mas agora terei a missão de rezar por todos”, se emociona a irmã Albarosa.

Sua companheira de missão, Irmã Cherobina, já sente saudades : “ Gostaria que ela não fosse, mas entendo, agora Deus nos dará força para continuarmos a missão”, concluiu a freira.

Irmã Albarosa com um dos jovens Freis, fruto de sua passagem missionária por Pernambuco