da redação, com CNBB NE2

A Equipe da Novena de Natal da CNBB Nordeste 2 realizou a primeira reunião do ano para avaliar o subsídio de 2022 e iniciar a preparação da nova edição do livrinho. O encontro virtual aconteceu nesta terça-feira (7) e foi coordenado pelo bispo da Diocese de Caicó (RN) e vice-presidente do Regional, dom Antônio Carlos Cruz Santos.

Com o tema “Deus caminha conosco”, mote inspirado no Sínodo dos Bispos 2021-2024, a Novena de Natal de 2022 teve uma tiragem de 167 mil exemplares. Número 7% maior do que o que foi produzido no ano anterior. O documento do ano passado também inaugurou uma versão mais enxuta do roteiro com os nove encontros e cantos temáticos.

Padre Fagner, de Caicó (RN), destacou a linguagem acessível da Novena de Natal

“A acolhida dos fiéis foi muito boa. As pessoas se identificaram, principalmente, com as histórias de vida que trouxe relatos do cotidiano”, afirmou o padre Antônio Rogério Duarte, da Diocese de Afogados da Ingazeira (PE).

Para o padre Fagner Dantas, da Diocese de Caicó (RN), essa proximidade com as realidades do Povo de Deus explica a boa receptividade do subsídio nas comunidades. “Houve um trabalho de motivação por parte da coordenação de pastoral que fez aumentar a procura pelo livrinho, mas também destaco a que linguagem própria da nossa novena ajuda a rezar”, avaliou.

Novena de Natal 2023

Para este ano, a equipe fará a redação da Novena de Natal inspirada na exortação do Papa Francisco para a vivência do Jubileu de 2025. Em carta enviada ao presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, o arcebispo italiano Rino Fisichella, o Pontífice pede que todos se preparem para esse acontecimento de “grande relevância espiritual, eclesial e social” sob o lema “Peregrinos de esperança”.

A partir do que foi discutido, os membros da Equipe da Novena de Natal darão início à redação do subsídio. O grupo volta a se reunir, desta vez presencialmente na sede da CNBB NE2, no Recife, entre os dias 17 e 19 de maio para finalizar o documento.