Uma visita cordial aconteceu na manhã desta terça-feira, 10, na Cúria Metropolitana, bairro das Graças, Zona Norte do Recife. O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, recebeu o padre italiano Vito Miracapillo, expulso do Brasil pelo Regime Militar. O encontro contou ainda com a participação do advogado do religioso, Pedro Eurico.

Padre Vito definiu a audiência como uma visita de cortesia. “Desde que saí do Brasil centenas de pessoasforam me visitar na Itália e desde que me foi permitido, visitei o Brasil participando, inclusive, da posse de dom Fernando nesta arquidiocese”, afirmou o religioso. Ele não esconde o desejo de retorna definitivamente ao Brasil. “A minha vontade é de voltar ao Brasil, mas como padre eu devo obediência ao meu bispo (Diocese de Andria – Itália). A acolhida no Brasil foi calorosa. Vamos pedir a Deus que o retorno aconteça o quanto antes.”

Dom Fernando ressaltou a alegria em poder reencontrar o amigo sacerdote e prometeu solicitar a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que apoie o retorno do padre Miracapillo ao Brasil. “Foi um gesto de justiça essa possibilidade do padre Vito voltar. Por parte da Igreja não vai faltar esforços para que o retorno dele à Diocese de Palmares se concretize”, disse o arcebispo.

O sacerdote permanece no Brasil até a próxima segunda-feira, 16, e foi convidado pelo arcebispo para participar do Bote Fé Recife, evento que acolherá os símbolos da Jornada Mundial da Juventude que permanecerão na arquidiocese de 15 a 19 deste mês.

Expulsão – ‘O religioso foi expulso durante o regime militar, após decreto assinado pelo então presidente João Baptista Figueiredo, com base no Estatuto do Estrangeiro. A acusação era de que se recusou a celebrar uma missa em homenagem ao Dia da Independência, na cidade de Ribeirão, Mata Sul de Pernambuco, por não considerar o Brasil um país livre. Por conta disso, o então deputado estadual Severino Cavalcanti pediu sua expulsão ao governo militar.’

Da Assessoria de Comunicação AOR
com informações do Diario de Pernambuco