A igreja matriz de Nossa Senhora do Ó, em Ipojuca, no litoral sul de Pernambuco foi construída no século XVI e está em fase de tombamento, protegida pela Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Desde 29 de janeiro, a paróquia presta homenagens à padroeira com a realização de um novenário.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, presidiu, nesta quarta-feira (03) à noite, em Ipojuca, a missa do quinto dia do novenário, tendo como concelebrantes o padre Djanilson Pereira, pároco de Nossa Senhora do Desterro, em Porto de Galinhas, e o frei Ricardo, que é natural de Nossa Senhora do Ó e trabalha em Campina Grande.

A paróquia celebra a padroeira duas vezes ao ano: no tempo do Advento e na primeira semana de fevereiro. O título “do Ó” refere-se às antífonas rezadas uma semana antes do Natal (17 a 23 de dezembro), sobre a vinda do Salvador. As antífonas iniciam-se com os vocativos Ó Sabedoria que saístes da boca do Altíssimo; Ó Adonai, guia da casa de Israel; Ó Raiz de Jessé, ó estandarte; Ó Chave de Davi, Cetro da casa de Israel; Ó Sol nascente justiceiro; Ó Rei das nações, desejado dos povos; e Ó Emanuel, Deus conosco.

Na homilia, dom Fernando falou sobre a disponibilidade de Maria, mãe de Jesus, em servir, e convidou o povo de Deus a imitar a atitude sempre fraterna de Maria. “Imagine se tivéssemos a graça de ser como Maria, sempre amor, sempre serviço”, disse o arcebispo. “Pensando no melhor para nós, ela nos convida a fazer tudo o que Jesus disser, como fez nas Bodas de Caná. Ela não quer nada para ela, mas quer-nos para seu Filho”.

O tema da festa, este ano, é: Dai pressa, senhora, em favor do mundo, pois vos reconhece como defensora. O povo participa usando máscaras e respeitando as medidas de distanciamento. Cadeiras e altar são desinfetados todos os dias com ajuda da equipe de acolhida e organização, garantindo segurança aos fiéis. As missas também são transmitidas ao vivo pelas redes sociais da paróquia, para que mais pessoas possam acompanhar a festa de casa.

A festa termina no próximo domingo (07), com missa solene às 10h presidida pelo padre Marcelo Júnior, missa de encerramento às 16h presidida pelo padre Djanilson, e carreata com a imagem da padroeira às 17h.
Pascom AOR

