Coisa de Deus, um coração de criança
Coisa de Deus é a Fazenda da Esperança
Esquecer o homem velho é coisa de Deus
Praticar o evangelho é coisa de Deus
Conviver com harmonia é coisa de Deus
E amar todos os dias é coisa de Deus
Defender sempre a justiça é coisa de Deus
Afastar-se da preguiça é coisa de Deus
Sentir paz no coração é coisa de Deus
Receber a comunhão é coisa de Deus
A música cantada pelos acolhidos e monitores da Fazenda da Esperança Padre Antônio Henrique envolveu os que participaram, na manhã desta sexta-feira (20/04), da entrevista coletiva de padre Reginaldo Manzotti e dom Fernando Saburido à imprensa, sobre o evento 5º Evangelizar é Preciso que acontece na praia do Pina no dia 21 de abril. A coletiva foi realizada no espaço do refeitório da Fazenda da Esperança, em Jaboatão dos Guararapes, e recebeu diversos veículos de comunicação do estado.
Sempre solícito, padre Reginaldo Manzotti disse que se sente feliz em vir ao Recife para ajudar uma obra tão bonita, importante e necessária como a Fazenda da Esperança. “Tenho a alegria de dizer que a obra Evangelizar não é somente minha, mas da Igreja, reconhecida pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB”, disse o padre. E convidou o povo da Região Metropolitana do Recife para participar do evento no Pina, que este ano traz o tema: “Por suas chagas somos curados” e que começa ao meio-dia com a reza do terço. “Participem do Evangelizar é Preciso. Comprem a camiseta e ajudem a fazenda da Esperança. Sejam generosos na medida de suas possibilidades. Doem, porque a mão que doa nunca volta vazia; a que se fecha, seca”, afirmou.
O arcebispo de Olinda e Recife lembrou que padre Reginaldo Manzotti esteve no ano passado na Fazenda, nas escavações iniciais, e ficou surpreso com o adiantado da obra. “Esse milagre aconteceu porque é ‘coisa de Deus’ como vocês cantaram há pouco. O nosso sonho é finalizar para poder receber e ajudar mais pessoas a se livrar da dependência química. Juntar o espiritual com o social para fazer bem às famílias”, disse dom Fernando. Em dois meses de funcionamento, já são 13 jovens acolhidos, outros tantos em fila de espera, mais de 50 ligações sobre pedidos de internação. As necessidades mais urgentes são uma caixa d’água que atenda as três casas da Fazenda, terminar duas casas e levantar a capela – que está na fase de fundação.
Em referência especial ao trabalho da imprensa ao longo desse tempo, dom Fernando agradeceu a parceria na divulgação e cobertura dos eventos e ações que possibilitaram a construção da Fazenda da Esperança. “Sem vocês o nosso apelo não conseguiria chegar tão longe”, disse. E anunciou que é uma graça especial contar com mais uma TV católica em Recife, a TV Evangelizar (canal 47).
O coordenador regional das Fazendas da Esperança, padre Anderson Fontes, falou sobre o empenho de dom Fernando na construção da unidade de Jaboatão dos Guararapes e sobre a grande colaboração do padre Reginaldo nas edições do Evangelizar é Preciso. O religioso fez questão de agradecer ainda às contribuições da rede de amigos católicos que fez durante os anos no carisma da Esperança.
Exemplos como os dos acolhidos Marconi Santana, de 34 anos, e Alexandre Iago, de 24, são o motivo de todo o empenho dos esteios do evento deste sábado, no Pina: Arquidiocese de Olinda e Recife, Obra de Maria, Rádio Recife e obra Evangelizar. Marconi conta que está na Fazenda há mais de um mês, perseverando, trabalhando no campo, nas atividades domésticas e, com a ajuda da comunidade, vai vencer o alcoolismo. “Participo da missa duas vezes por semana, pratico a Palavra e sei que vai funcionar, já está funcionando”, disse. Mais jovem, Alexandre dá um depoimento duro de se ouvir: “Droga é bom no momento, mas quando passa o efeito, a gente cai na escuridão completa e o arrependimento toma conta da gente”. Passou por duas clínicas de reabilitação e não conseguiu ficar nem uma semana. “Mas cheguei aqui e recebi um tratamento diferente, com Deus. Se não tiver fé, não tem recuperação”, completou.
Muitas outras histórias mostram o bem da Fazenda da Esperança. O gravataense Berg, de 23 anos, começou a usar droga aos 11 anos e, aos 15, já na cocaína, teve pensamentos suicidas. Iniciou sua recuperação em 2014 na Fazenda da Esperança de São Joaquim do Monte, perto de Caruaru. Depois de um ano de recuperação, fez a experiência do voluntariado. “Me dediquei a fazer o que fizeram por mim um dia”, disse. Hoje, é um dos responsáveis pela Fazenda Santa Rosa, em Garanhuns, junto com padre Anderson. “Reencontrei o amor de Deus, sou um filho amado”.
Segundo Edson André, que é coordenador da unidade de Jaboatão dos Guararapes, o trabalho já é uma referência de luz para a comunidade. “Quando alguém pergunta onde fica a Fazenda, os moradores da área respondem: é lá no Cristo!”, conta o coordenador.
No final da entrevista coletiva, o padre Reginaldo Manzotti deu de presente uma imagem das Santas Chagas para os internos e convidou-os a cantar a música “Coisa de Deus” no palco do 5º Evangelizar é preciso. “Me dá a letra, que de hoje pra amanhã eu aprendo e canto com vocês”, disse o padre, sob aplausos.