Hoje, 22 de maio, tem início em todo o hemisfério sul , a semana de oração pela unidade dos cristãos. A arquidiocese de Olinda e Recife vai promover na próxima quarta-feira (24) , uma celebração Ecumênica, às 18h na Igreja das Fronteiras, com representantes das Igrejas Católica,Luterana, Anglicana, Ortodoxa e Aliança de Batistas.

Para aprofundar o assunto,  a Pascom da arquidiocese conversou com o presidente da comissão para o ecumenismo e diálogo inter-religioso da arquidiocese de Olinda e Recife e também secretário da mesma comissão na CNBB NE2, Padre Fábio Potiguar, sobre o assunto.

Padre Fábio Potiguar, faz reflexão para semana de oração pela unidade dos cristãos. Escute o áudio. Compartilhe.

1- Padre, o que é ecumenismo?

Ecumenismo é um esforço sincero das igrejas cristãs, considerando a identidade, característica de cada igreja que participa desse movimento, de buscar a unidade na diversidade.O Concílio Vaticano II abraçou  essa causa , se tornando um compromisso para a igreja católica. João Paulo II, na Encíclica Ut Unum Sint,ele vai dizer que é uma obrigação nossa, da igreja católica.  E para que ele aconteça é preciso conhecer suas  três dimensões:

1-Estudos teológicos da Palavra de Deus com as igrejas históricas,

2- Encontros de oração;

3- A promoção da justiça e paz social.

O ecumenismo é da unidade dos cristãos,aqui no Brasil participam a igreja católica, igreja ortodoxa,igreja luterana,a igreja anglicana e a aliança de Batista do Brasil. Essa semana de oração pela unidade dos cristãos é promovida pelo Pontifício Conselho para a unidade dos cristãos, em Roma e pelo Conselho Mundial de Igrejas que está em Genebra. No hemisfério norte a celebração da unidade dos cristãos coincide com a data de conversão de São Paulo, 25 de janeiro, já aqui no hemisfério sul acontece na semana que antecede Pentecostes, que é o Espírito Santo que é a unidade do Pai e do Filho.

3- Como promover o ecumenismo sem abrir mão de sua própria fé?

O  ecumenismo que abre mão da sua própria fé, já não é ecumenismo. Numa reunião, numa celebração ecumênica eu entro católico e saio católico,o presbiteriano unido entra presbiteriano unido e sai presbiteriano unido, o anglicano entra anglicano e sai anglicano e, assim por diante. Mas, sem dívida,  todos saem dos encontros ecumêmicos mais cristãos , na medida em que expressamos o fundamento do ecumenismo: somos batizados , somos membros do corpo místico de Cristo e, por isso,  podemos nos encontrar. Então, o ecumenismo nunca é mistura de crenças, o ecumenismo é esse esforço , mais do que esforço, é um testemunho que nós podemos dar, inclusive nesse tempo de tantas divisões , intolerância, discurso de ódio e etc.

4- O local que vai acontecer a celebração Ecumênica , na próxima quarta-feira (24) será na Igreja das Fronteiras, onde morou Dom Hélder, um promotor do ecumenismo, a escolha do local tem esse motivo?

Sim. Dom Hélder foi um dos protagonistas do ecumenismo no mundo inteiro,ele preferiu centenas de palestras no mundo todo sobre o diálogo entre os cristãos , seja no Ocidente ou no Oriente. Já à luz do documento do Concílio Vaticano II,Unitatis Redintegratio,ele promoveu o ecumenismo e o diálogo inter-religioso. Também Dom José Cardoso e Dom Fernando Saburido promoveram essa semana de oração pela unidade dos cristãos aqui na arquidiocese.

Padre Fábio Potiguar, presidente da comissão para o ecumenismo e diálogo inter-religioso da arquidiocese

Oração para 2023

Deus, justo e compassivo, sopra em nós o Espírito da justiça e da consolação, para que nossos laços sejam fortalecidos para viver em comunhão contigo e com as pessoas.

Guia-nos com mão forte e amorosa pelos caminhos da vida. Que da tua companhia amiga, aprendamos a fazer o bem e a buscar relações justas e pacíficas.

Envolva-nos com tua graça para que tenhamos coragem para vencer as barreiras e a violência do racismo, dos preconceitos e dos pecados que geram divisões. Dá-nos a Tua ternura para que o nosso coração esteja aberto a acolher a beleza da diversidade de Tua criação.

Anima-nos para o encontro com as diferentes culturas, tradições religiosas, etnias, línguas e cores. Deus de amor e misericórdia, sopra em nós a vida que vence a morte. Ajuda-nos a ver nas outras pessoas a Tua face, para vencermos o racismo e os preconceitos.

Dá-nos a tua paz, hoje e sempre.

Amém.