da redação

1- A fome é novamente tema de uma Campanha da Fraternidade, num momento em que o Brasil registra recorde no índice de pobreza, qual principal reflexão a CF vem nos trazer?

O tema será Fraternidade e fome, é a terceira vez que este tema ocorre na história das campanhas. A primeira vez foi no ano de 1975, por ocasião do Congresso Eucarístico de Manaus , cujo tema foi “ Fraternidade é repartir”. Depois de acontecer novamente em 1985, também estávamos no contexto do 11° Congresso Eucarístico Nacional de Aparecida , o tema era Fome. E agora nós estamos em 2023 também envoltos com o tema do 18° Congresso Eucarístico Nacional, em Olinda e Recife com o tema da fome. Depois o lema é retirado e iluminado da passagem  bíblica Mt 14,16 : “dai-lhes vós mesmos de comer”. Bom, para começar a falar sobre o assunto, eu preciso dizer que o tema da fome é atualmente um tema silencioso e aí, a gente precisa pensar a fome a partir daquilo que tem causado a fome.Aqui está a questão, pensar a fome a partir das estruturas, das realidades que tem gerado a fome, a nível Estadual, a nível Nacional e também em escala Mundial. No caso do Brasil, por exemplo, nós somos a 10° potência econômica do mundo.

2- Infelizmente hoje são mais de 33 milhões de pessoas vivendo na pobreza, o tema deste ano vem para mobilizar todos os setores da sociedade?

O Brasil é o maior exportador de grãos do mundo. Então, neste sentido é vergonhoso falar da fome, é um escândalo falar da fome e, pensar na fome de mais de 33 milhões de brasileiros que vivem às custas da insegurança alimentar num país que é o maior produtor de grãos do mundo. Então, partindo desse pressuposto, a gente entende que a fome é uma estrutura pensante , orgânica e organizada. Nossa passagem bíblica que vai iluminar este ano : “ Dai-lhes vós mesmos de comer” Mt 14,16 está naquele contexto em que a multidão estava com fome e Jesus orienta os discípulos a tomarem a iniciativa de saciar a fome da multidão, justamente por que Jesus tinha compaixão do povo, Jesus pensava nos outros, Jesus não era um ser insensível, Ele compadecia-se desta realidade , por isso ele exortou os próprios discípulos a dar de comer àquela multidão que estava com fome.

3-  Qual a proposta da Campanha da Fraternidade de 2023?

A campanha da Fraternidade de 2023 ela vem com esta proposta:  a analisar essa questão da fome a partir do método VER, pensar em números quantitativos, vem implicitamente essa questão de que é inaceitável, imoral falar da fome no Brasil. É um direito nosso, constitucional que todo ser humano, toda família tenha acesso a alimentação. Depois a CF vai tentar compreender as causas que geram a fome e traz uma série de propostas  a nível orgânico, nacional social , comunitário, paroquial e também  à luz pessoal.  Se pensarmos bem, nas nossas casas, pessoalmente falando, quanto desperdício de alimento, quanto lixo  a gente tem produzido diariamente? Quanta indiferença também  da nossa parte com relação às pessoas que estão nas ruas, que passam fome? A banalização da violência da população de rua? A gente foi perdendo a empatia, fomos perdendo a compaixão, própria do cristão com relação a essa realidade.É neste sentido que nós queremos junto a Arquidiocese todo um programa , um cronograma para pensarmos a questão da fome  também na esfera Arquidiocesana de Olinda e Recife.