A visita do arcebispo dom Paulo Jackson, nesta quinta-feira (26), ao Presídio Feminino Bom Pastor, na Iputinga, foi acompanhada por membros da pastoral carcerária e da ONG Instituto Fênix, que promove a ressocialização de presos. O Presídio Bom Pastor foi reconhecido em 2018 pelo Conselho Nacional de Justiça como modelo para todo o país.

Dom Paulo conheceu as instalações do Presídio com a diretora da penitenciária, Maria Andréia Ferraz. O arcebispo abençoou os funcionários e ouviu sobre a realidade da unidade prisional.

Em sua visita, que foi monitorada pelos agentes penitenciários, dom Paulo conheceu o berçário onde as detentas grávidas e lactantes se alojam.

Em seguida, Dom Paulo visitou as celas, sendo ao todo 343 presas pelos mais diversos delitos.Pacientemente, o arcebispo ouviu o desabafo de quem sofre a solidão atrás das grades.Dom Paulo também entrou nas celas, apertou as mãos e levou uma palavra de conforto para quem se sente abandonado.

Nós viemos aqui dizer: Deus acredita em nós! Deus acredita em nossa recuperação, que isso aqui não determina plenamente a história de vida de nenhuma pessoa. Pode ter sido um deslize, pode ter sido um grave crime, mas a pessoa sempre tem a chance de se refazer e de voltar ao convívio familiar ressocializada.

Dom Paulo Jackson

Para a direção da Penitenciária, a visita do arcebispo é um alento para todos.

“É uma honra para nós receber nosso arcebispo aqui e trazer uma palavra de conforto, alívio e esperança para nossas detentas que estão precisando de um apoio.”