A festa de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, em sua 119ª edição, no dia 8 de dezembro de 2023, vai ser lembrada como a primeira, no Morro de Casa Amarela, no Recife, com a participação de Dom Paulo Jackson como arcebispo de Olinda e Recife.

De boné e com mochila de peregrino nas costas, dom Paulo percorreu os oito quilômetros da tradicional procissão que saiu do prédio da Prefeitura do Recife à tarde, encheu de animação a Av. Miguel Arraes (Avenida Norte) e chegou ao Morro somente à noite. O arcebispo estava acompanhado de missionários redentoristas, à frente do trio elétrico e do carro com a imagem da padroeira. Entre os redentoristas estava o padre João Paulo dos Santos, superior provincial da nova Província Redentorista de Brasília, que veio ao Recife participar da festa organizada pelos missionários da Congregação – os redentoristas são responsáveis pelo Santuário localizado no alto do morro.

O arcebispo presidiu a missa campal de encerramento da festa. No presbitério, além da comunidade dos missionários redentoristas, estavam alguns padres convidados para concelebraram essa última missa – a 17ª do dia.

Dom Paulo comentou sobre a caminhada do pastor com suas ovelhas: “Do ponto de vista físico, foi tranquilo, porque eu caminho cerca de seis quilômetros todos os dias, mas foi uma experiência linda porque nós caminhávamos juntos como povo de Deus que somos, um povo de fé, nós caminhávamos juntos com Maria, em direção à mesa da Palavra e do Pão que é seu filho, Nosso Senhor Jesus Cristo”.

Este ano, cerca de um milhão e 700 mil pessoas participaram dos 12 dias de festa no Morro de Casa Amarela. Foram 73 missas rezadas e 750 voluntários para que todos os visitantes fossem bem acolhidos nesta festa que, no ano passado, recebeu o título de patrimônio cultural imaterial de Pernambuco. O movimento nas escadarias e ladeiras foi intenso durante toda a sexta-feira (dia 8), com fiéis demonstrando sua fé na Imaculada Conceição. O santuário localizado no alto do Morro, na zona norte da cidade, congrega fiéis de todas as paróquias da Arquidiocese, de todas as idades, e até não católicos, como pessoas de religião de matriz africana.

Alguns fazem promessas, alguns pagam promessas aos pés da imagem que veio de navio, há quase 120 anos, da França. A imagem, de quatro metros de altura, fica do lado de fora, mas pode ser vista de dentro do santuário, sempre cheio para as missas rezadas durante a festa da padroeira. O tema da festa, este ano, foi “Imaculada Conceição do Morro, ensinai-nos que toda vocação é graça e missão dada por Deus”, em referência ao Ano Vocacional instituído pelo papa Francisco.

Pascom AOR