A 11ª Caminhada da Família, realizada neste domingo (24) em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, reuniu milhares de fiéis em defesa da vida e da vocação da família. Depois de dois anos de suspensão por conta da pandemia de Covid-19, a Caminhada foi retomada em 2022 e, neste ano, voltou com maior participação da comunidade, surpreendendo os organizadores. “Consideramos que foi a maior das edições, o maior público, a maior adesão desses anos todos”, disse o vigário episcopal do Vicariato Jaboatão, padre Rogério Silva.

Fiéis, movimentos, pastorais e muitas famílias saíram da matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro de Socorro, e percorreram pouco mais de 3 quilômetros pela avenida General Manoel Rabelo, até o pátio em frente à Casa da Cultura, no centro da cidade, que fica logo depois da matriz de Nossa Senhora do Rosário. Idosos, jovens e crianças marcaram presença, inclusive mulheres grávidas, mostrando a valorização da vida como dom de Deus.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, participou do evento – desde a concentração, de onde incentivou os fiéis e rezou com eles de cima de um dos trios elétricos, até a chegada no centro da cidade, onde celebrou missa com padres das oito paróquias que compõem o Vicariato Jaboatão. Dom Paulo mostrou disposição durante o percurso, que fez ao lado do vigário episcopal padre Rogério e do prefeito Mano Medeiros. Na linha de frente, um carro levou a imagem da Sagrada Família de Nazaré, exemplo de acolhimento da vida e de santidade. Logo atrás, milhares de fiéis louvaram e dançaram, animados pelo tema “Corações ardentes, pés a caminho”.

No início da homilia, dom Paulo Jackson surpreendeu os fiéis, cantando “Utopia”, composição de padre Zezinho, e falou de sua experiência como filho nascido numa família estruturada e de fé – o que desejou para todos. O arcebispo reforçou a importância de uma família unida, voltada para o amor de Deus, e pediu que a comunidade rezasse pelos jovens, que pais e mães acompanhem seus filhos, sobretudo por conta das propostas da tecnologia e da internet, que viciam e deprimem a juventude.

Para o arcebispo, a família é vocacionada para a escuta atenta da Palavra de Deus e para o testemunho missionário no mundo, especialmente nos ambientes. Como se esperava, dom Paulo falou sobre a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 442, que está em votação no Supremo Tribunal Federal e que propõe a descriminalização do aborto nas primeiras 12 semanas de gestação. “Queremos, mais uma vez, remarcar aquilo que a Igreja pensa sobre a defesa da vida, da sua fecundação ao ocaso natural, em todas as suas etapas e em todas as circunstâncias. Nós somos, terminantemente, contra o aborto e contra essa violência de não deixar que as crianças venham ao mundo”, enfatizou dom Paulo.

O vigário episcopal, padre Rogério Silva, avaliou positivamente a caminhada, declarando que foi expressão de uma Igreja em estado permanente de missão.  “Jesus Cristo sempre enviava os discípulos de dois em dois, exatamente para dizer que a missão acontece em comunhão e unidade, na sinodalidade”, comentou. “De fato, aqui, com crianças, adultos, jovens e idosos, pudemos expressar nossa fé na pessoa de Nosso senhor Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida”, concluiu o padre.

Antes da bênção final, dom Paulo Jackson recebeu uma homenagem: fiéis cantaram para o arcebispo, acenando corações vermelhos em sinal de amor pelo pastor e pela Igreja. “Foi um grande momento de acolhimento, de bondade, de carinho, de demonstração de amor profundo do Vicariato Jaboatão para comigo”, comentou dom Paulo. “Quero dizer que o amor é recíproco e que rezo muito por todos vocês”.

Pascom AOR