Neste último sábado (30), dom Paulo Jackson ordenou sete novos sacerdotes. Sua  primeira ordenação presbiteral como arcebispo aconteceu na primeira igreja dedicada a Nossa Senhora de Fátima do mundo, no antigo Colégio Nóbrega, em Recife.

Os diáconos ordenados são: Ítalo Maciel, Andreison Rufino, Lucas Felipe Melo, Luíz Eduardo Gabriel, Robson Pereira Lopes, Rodrigo da Silva Tibúrcio e Ruan Eduardo Araújo.

A ordenação teve início às 9h da manhã  na igreja de Nossa Senhora de Fátima, do antigo Colégio Nóbrega. Centenas de pessoas marcaram presença, como os familiares, amigos , padres da arquidiocese, além de quatro bispos: dom Limacedo, bispo auxiliar, dom Luís Pepeu , bispo emérito, dom Fernando Saburido, arcebispo emérito e o presidente da celebração, dom Paulo Jackson.

A ordenação sacerdotal acontece dentro da celebração eucarística. Após a Liturgia da Palavra, deu-se início ao Rito de Ordenação, que é constituído das seguintes partes:

Eleição do candidato, homilia, propósito do eleito, a oração da ladainha, quando os eleitos deitam-se como sinal de total entrega a Deus , em seguida há a imposição das mãos e prece de ordenação, quando o arcebispo e todos os presbíteros presentes pedem a Deus pelo ordenando, depois tem a vestição, momento que os ordenados vestem a casula e estola, e por fim a unção das mãos, quando o eleito tem suas mãos ungidas pelo bispo com o óleo do santo crisma e a entrega do pão e do vinho. Depois do rito, os neo sacerdotes recebem os cumprimentos, momento de muita comoção.

Após os cumprimentos, segue-se a celebração eucarística, primeira missa dos novos sacerdotes que já concelebram.

Em sua homilia, dom Paulo Jackson refletiu sobre o ser padre. “O presbítero é chamado a viver o tríplice múnus: ensinar, santificar e governar. Exerçam o ministério de vocês resguardando essas três dimensões. Além de quatro relações fundamentais: com Deus, com o presbitério, com o bispo e com o povo fiel de Deus, a vivência dessas dimensões é fundamental para construirmos uma identidade sacerdotal minimamente sadia“, explicou dom Paulo.

Depois de ordenados os neo sacerdotes já tem as primeiras missas agendadas: