A conferência Nacional dos religiosos com sede em Recife, promoveu mais uma assembleia formativa anual. O encontro começou hoje e vai até o próximo domingo( 17), no Colégio Damas.

A programação desta sexta-feira (15), pela manhã reuniu as superioras das Congregações e Institutos religiosos, na parte da tarde, a Conferência passou a ser aberta a todos os religiosos e religiosas de todas as etapas.

Com o tema : “Discipulado e missionariedade- Deus chama a gente para um momento novo”, o encontro foi assessorado pelo jesuíta Pe. Joldemir Vitório.A assembleia regional reuniu quatro estados do nordeste: Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Dom Paulo Jackon foi convidado para fazer a abertura da parte da tarde do evento. O arcebispo de Olinda e Recife que estava acompanhado do bispo auxiliar dom Limacedo, falou da importância da existência humana no encontro pessoal com Cristo.

“Jesus leva a experiência ao nível antropológico, ao nível da pessoa , Jesus conduz a reflexão a experiência de encontro pessoal com Ele, para o nível anterior ao título, eu sou dom Paulo, mas antes disso eu sou Paulo, vocês são irmãs, mas antes disso vocês tem um nome. Não pode existir Pedro, se não existir Simão, filho de Jonas. É muito importante qualificarmos a experiência humana no encontro existencial e pessoal com o Senhor.”

Estatística

Hoje no Brasil existem 45 mil freiras e irmãos religiosos ligados a aproximadamente 500 congregações e institutos. A Conferência de religiosos do Brasil tem a missão de fomentar a unidade dos carismas e vocações. Essa assembleia regional é um exemplo desta ação, que une os religiosos dos estados de Pernambuco, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte  num encontro festivo e de sinodalidade.