Dom Paulo Jackson e o prefeito de Recife, João Campos,anunciaram nesta quinta-feira (26) a cessão do terreno de 10,5 hectares (ou 105 mil metros quadrados) da Santa Casa de Misericórdia para o Município, que dará imediatamente início aos procedimentos para a implantação de um parque.

O  terreno é o antigo Sítio da Tamarineira, situado nas proximidades das avenidas Norte, Rosa e Silva e da Rua Cônego Barata será permutado por seis lotes que fazem parte do futuro Parque Eduardo Campos, no Pina, e totalizam uma área de 18 mil m2, quase seis vezes menor em comparação ao terreno permutado.

“Eu quero agradecer a disponibilidade da Santa Casa,por construir esse diálogo e essa solução junto a Prefeitura do Recife, este local será construído um parque público com área verde no coração da zona norte da cidade”, disse João Campos.

“Eu quero agradecer a prefeitura e a dom Fernando Saburido, que iniciou esse processo, coube a mim homologar e pedir autorização do Vaticano, por se tratar de negociação de alto valor e peço uma coisa quando for construído o parque lembrem-se dos idosos”,afirmou dom Paulo Jackson.

Novo equipamento terá 105 mil m2 de área e será a segunda maior área verde da cidade.A Prefeitura do Recife vai construir um parque público no terreno do antigo Sítio da Tamarineira, situado nas proximidades das avenidas Norte, Rosa e Silva e da Rua Cônego Barata. Nesta quinta (26), o prefeito João Campos e o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson, anunciam a cessão do terreno de 10,5 hectares (ou 105 mil metros quadrados) da Santa Casa de Misericórdia para o Município, que dará imediatamente início aos procedimentos para a implantação do parque.

Um Projeto de Lei será enviado ao legislativo para formalizar a cessão. O terreno do antigo Sítio da Tamarineira equivale a 10 campos de futebol e será permutado por seis lotes que fazem parte do futuro Parque Eduardo Campos, no Pina, e totalizam uma área de 18 mil m2, quase seis vezes menor em comparação ao terreno permutado. Ou seja, a medida assegura que o Município ganhará 87 mil m2 de área e ainda gera uma economia de R$ 35 milhões para os cofres públicos, valor que precisaria ser pago em caso de desapropriação do terreno. Além disso, o Parque Eduardo Campos também será ampliado com a inclusão de seis lotes.

Com a posse do terreno assegurada, a Prefeitura do Recife vai iniciar as discussões para a atualização do projeto do Parque da Tamarineira, contratado por meio de concurso público realizado no ano de 2011. A população – incluindo os atores do projeto à época – poderá participar do processo para discutir as adequações e atualizações necessárias, tendo em vista que a Legislação referente ao tema (como o Plano Diretor, normas ambientais, de saúde e acessibilidade) sofreu alterações relevantes durante o período.

O Parque da Tamarineira será a segunda maior área verde da cidade, ficando apenas atrás do Parque Eduardo Campos (12 ha) e à frente da Jaqueira (7 ha), levando mais lazer, saúde e áreas contemplativas para bairros e comunidades da Zona Norte, sobretudo as da área oposta à Avenida Norte, tais como Água Fria, Mangabeira, Arruda, Alto José do Pinho e Casa Amarela.  O espaço vai contar com equipamentos de lazer tanto para crianças quanto para adultos, de exercícios físicos, de convívio e contemplação da cidade, funcionando de forma complementar às áreas verdes já existentes, ajudando a desafogar o Parque da Jaqueira.

Inicialmente, os serviços de saúde que funcionam no terreno (hospitais Psiquiátrico Ulysses Pernambucano, Pediátrico Helena Moura e o Centro de Prevenção, Tratamento e Reabilitação de Alcoolismo-CPTRA)  permanecerão à disposição da população. A ideia é que a primeira etapa do parque, equivalente a 19 mil m2, seja entregue à população já no primeiro semestre do próximo ano.