A Quarta-feira de Cinzas é um dia muito importante para os fiéis católicos: é o início da Quaresma – período de 40 dias até a Quarta-feira Santa que precede o Tríduo Pascal. O dia, que tem seu ápice na celebração da missa durante a qual os fiéis recebem as cinzas, marcou o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024 na Arquidiocese de Olinda e Recife, com a presença de fiéis e de autoridades políticas no Parque da Jaqueira, região norte do Recife. Na ocasião, um convênio entre a Arquidiocese e a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) foi assinado pelo arcebispo e pela governadora do Estado, Raquel Lyra.

O arcebispo de Olinda e Recife, dom Paulo Jackson, presidiu a missa com imposição das cinzas sobre as cabeças dos fiéis no Parque da Jaqueira, região norte do Recife. O número 40, na Bíblia, aponta sempre para algo maior que está por vir: choveu durante 40 dias e 40 noites (dilúvio enfrentado pela arca de Noé) e renovou-se a humanidade; o povo de Deus caminhou no deserto por 40 anos até chegar à Terra Prometida; Jesus jejuou durante 40 dias para iniciar a pregação do Reino.

Em sua homilia, o arcebispo falou sobre o caráter penitencial da Quaresma e sobre a renovação da força do Batismo. “Faça sua confissão sacramental nesse período, revise em profundidade sua vida. É tempo de renovação e atualização da graça do Espírito Santo em nós, para vivermos o nosso Batismo com intensidade”.

Muitos padres e diáconos participaram da celebração, realizada sob um toldo montado em frente à capela de Nossa Senhora da Conceição, igrejinha tricentenária do Parque. Construída no início do século XVIII, a capela faz parte do território da Paróquia Nossa Senhora das Graças.

O termo do convênio entre Arquidiocese e Compesa foi assinado antes da missa. A parceria inclui a Casa do Pão entre as instituições beneficiadas pelo programa Conta Comigo, da Compesa. A partir de agora, o cidadão pode acrescentar algum valor na conta mensal de água, que será repassado diretamente à Casa do Pão, obra da Arquidiocese que atende os mais vulneráveis, especialmente, a população em situação de rua do Recife.

Para contribuir com a Casa do Pão pelo projeto Conta Comigo, os clientes da Compesa devem ligar para o telefone 0800-0810195 ou usar o aplicativo Compesa Mobile. Podem, ainda, procurar atendimento na sede da Casa do Pão ou nas Paróquias de Olinda e Recife. Os clientes doadores podem optar por um dos quatro valores pré-estabelecidos: R$ 10,00, R$ 5,00, R$ 2,50 e R$ 1,00.

Uma roda de conversa sobre a Campanha da Fraternidade animou os fiéis a pensarem no próximo: o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” foi apresentado por diáconos permanentes da Arquidiocese. Entre eles, o gestor da Casa do Pão, o diácono Aerton Carvalho. O tema Fraternidade e Amizade Social, proposto pela CNBB para a Campanha da Fraternidade 2024, deve ser vivido mais intensamente durante o período da Quaresma. A reflexão sobre o tema, no entanto, será estendida para os encontros e programações das pastorais e movimentos da Arquidiocese durante todo o ano.

Pascom AOR