Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, celebrou missa durante a Festa de Nossa Senhora da Graça em Olinda, uma devoção milenar que perdura até hoje.

A Festa de Nossa Senhora da Graça acontece na igreja de mesmo nome localizada em um dos pontos mais altos de Olinda. A igreja fica ao lado do seminário que compõe o sítio histórico mais antigo do Brasil.

No segundo dia da programação, dom Paulo Jackson presidiu a missa festiva que foi concelebrada por reitores de seminários diocesanos. Também estiveram presentes seminaristas das várias dioceses de Pernambuco e comunidade local.

Durante a homilia, dom Paulo Jackson se dirigiu aos seminaristas e disse : “ que só um homem livre se faz servo de todos”.

E a grande mensagem é a formação de homens novos, homens livres. Exatamente porque são livres são capazes de dizer na liberdade: “Eu quero ser servo, eu quero cooperar e eu quero participar. Então, a liberdade gera senso de pertencimento por paradoxal que seja , na liberdade eu posso dizer : “Eu quero ser como Maria , sou a serva do Senhor, sou a serva do povo santo de Deus.”

A igreja e o seminário são tombados como patrimônio nacional e guarda a história da fé e da colonização do país há séculos.

A devoção de Nossa Senhora da Graça é bem mais antiga que a de Nossa Senhora das Graças , a primeira é datada do século XII, já a segunda surgiu no século XIX na França, relacionada com a aparição a Santa Catarina de Labouré.