O Seminário de Olinda completou 224 anos de existência; a data foi marcada pela apresentação oficial da nova equipe de formação, composta por:

Pe. Lenildo Santana da Silva – Reitor

Pe. Fábio José Farias Leite – Formador

Pe. Paulo Sérgio Monteiro Nunes – Formador

Pe. Adriano Araújo da Fonseca – Formador

Pe. Cícero Ferreira de Paula – Formador

A celebração eucarística, presidida por dom Paulo Jackson, contou também com as presenças de seminaristas e padres da arquidiocese. Na ocasião, foram celebrados os 224 anos de construção do Seminário.

Durante a homilia, dom Paulo dirigiu-se à nova equipe e aos seminaristas, citando os pilares para uma boa formação de futuros padres:

“O Papa Francisco, na Ratio Fundamentalis Institutionis Sacerdotalis, nos dá uma grande orientação. O Papa fala sobre ser discípulo de Jesus Cristo, o seguimento de Jesus como o primeiro elemento, e a configuração a Cristo como pobre, servo e obediente, profeta, sacerdote e pastor. O grande desejo da igreja é formar bons pastores à Luz de Cristo, que é o bom pastor. Homens que tenham capacidade de vida comunitária, de trabalhar em equipe, viver em comunidade e participar de um presbitério. Homens que tenham uma boa preparação intelectual para dá respostas aos grandes desafios do mundo. Homens que tenham uma vida de oração profunda, vida sacramental e vida espiritual, que tenham uma profunda devoção a Nossa Senhora, busquem santificar-se por meio da leitura atenta à Palavra de Deus e da Santa Eucaristia. Homens que, como bons pastores, se santifiquem cuidando do povo, amando, servindo e não sendo autoritários. Homens que sejam servos, que queiram caminhar, tendo consciência de sua missão, mas como servidores do povo de Deus. É isso que Deus quer de nós”, enfatizou o arcebispo metropolitano.

O reitor do Seminário, Padre Lenildo Santana, diz que as expectativas para este novo tempo são as melhores:

“É um momento de desafio, mas sempre contamos com a graça de Deus. É Deus quem nos capacitará, nos dará força, sabedoria e discernimento. A expectativa é grande, mas estamos confiantes e rezando. Seremos instrumentos de Deus no Seminário. Na realidade, o formador por excelência é Nosso Senhor Jesus Cristo, o Bom Pastor, o modelo. Nós, enquanto equipe de formadores, estamos aqui para auxiliar, mostrar caminhos que devem ser trilhados.” afirmou o novo reitor.

Ao final da missa, sete seminaristas, que já concluíram os estudos, foram enviados para um ano de estágio pastoralem várias paróquias da arquidiocese. Se aprovados, seguirão para as ordenações diaconal e sacerdotal.