O bispo auxiliar de Olinda e Recife dom Limacêdo Antonio enfrentou a chuva forte de ontem (09) e foi até a casa emergencial de atendimento ao povo em situação de rua em Olinda. O espaço está funcionando desde 20 de janeiro e oferece refeições, banho e pernoite para a população em situação de rua até o dia 26 de fevereiro.

Recebido pelos acolhidos e pela equipe multidisciplinar que trabalha na casa, o bispo conheceu as acomodações, conversou com as pessoas e até jantou com elas. “A solidariedade e o amor da equipe tocaram forte meu coração”, comentou o bispo. “Uma coisa é a gente falar bonito; outra coisa é praticar o que se diz, provando que o Evangelho é Palavra viva, dinâmica e atual, da qual esses irmãos nossos não se esquecerão”.

A visita foi oportunidade para o bispo passar às mãos dos representantes da Prefeitura de Olinda um documento a ser entregue ao prefeito Lupércio, no qual solicita a manutenção dos serviços após o carnaval, até que políticas públicas sejam efetivadas, oferecendo qualificação profissional, moradia e emprego para as pessoas que agora estão em situação de rua. “Para quem vive na rua, a necessidade desses serviços é permanente”, argumentou o bispo.

A casa emergencial visitada por dom Limacêdo é uma conquista da Pastoral de Rua do Vicariato Olinda, juntamente com o Comitê Intersetorial de Políticas para a População em Situação de Rua de Olinda (CIPPRUA – Olinda). Provocada pelos agentes da Pastoral, a Prefeitura de Olinda, por meio de sua Secretaria de Desenvolvimento Social e Direito Humanos, disponibilizou a casa localizada no entorno da Praça Dr. Vitoriano Regueira (Praça do Parcão), onde funcionavam os Conselhos Municipais. No local, as pessoas recebem refeições e têm à disposição os serviços de educador social, assistente social, psicólogo e auxiliar de serviços gerais. Os atendidos podem ainda tomar banho, lavar roupas e dormir em quartos climatizados. A capacidade para o pernoite é de apenas 20 pessoas por dia – por isso, o cadastro para dormir na casa é feito diariamente. Além dos profissionais que garantem o funcionamento da casa, a Prefeitura disponibiliza guarda noturna.

Verônica Brainer, secretária municipal interina de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, recebeu a demanda do bispo e afirmando que o valor recebido do Governo Federal não é suficiente para a Prefeitura montar um Centro Pop. “Por isso pedimos um estudo de impacto financeiro para ver a possibilidade de dar continuidade a este trabalho, que está funcionando bem e atendendo à proposta da Arquidiocese e da Pastoral”.

O secretário de Assistência Social do município Marcílio Valença diz que a casa emergencial está oferecendo mais do que comida e teto para os homens e mulheres que chegam. “Aqui, a gente consegue garantir dignidade para essas pessoas, num espaço de calor humano, convívio e pertencimento para elas, que às vezes querem companhia, escuta e viver em comunidade”, afirmou Valença.

Para Waldecyra Regina da Silva, presidente do CIPPRUA, a casa é importante para os assistidos, mas também para ela: “Foi muita luta para chegar até aqui, foi muita discussão, pesquisa, argumentos, teve muita gente envolvida nessa conquista”.

A alegria dos homens e mulheres ao receberem dom Limacêdo, conversando e cantando com ele, dividindo com ele a mesa de refeições, deixou felizes os representantes da Pastoral de Rua. “A vinda do bispo trouxe-nos uma satisfação imensa, porque é a certeza de que a Igreja Católica está olhando para a população em situação de rua, tão desprezada por outros segmentos, e isso é muito importante para o município”, disse coordenadora da Pastoral de Rua do Vicariato Olinda, Carolina Andrade, que citou algumas necessidades urgentes da casa: “Para que nada falte a esses irmãos, precisamos de lençóis, toalhas e produtos de higiene pessoal, por isso apelamos para a sensibilidade das pessoas para que entrem em contato conosco caso possam fazer doações desse material”, completou. As doações podem ser agendadas pelo WhatsApp (81) 9.8526.9340 e/ou (81) 98102-7697 ou pelo Instagram da Pastoral: @pprolinda .

Catadores

Outra importante conquista para essas pessoas durante o carnaval 2023 é que, pela primeira vez, esta parcela tão sofrida da população vai poder participar da Cooperativa de Catadores de Resíduos durante os dias de folia (de 17 a 22/02). “Até o último Carnaval (2020), as pessoas eram impedidas de participar de cooperativas, porque não tinham documentação, e agora vão poder trabalhar, com crachá e tudo, e assim conseguir algum dinheiro com seu trabalho”, disse Carolina Andrade. A ação é uma parceria entre Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Olinda, a Pastoral do Povo da Rua, Projetos Conduzamor e Devoluto, e outras entidades da sociedade civil. Para ter acesso aos serviços, os interessados precisam se cadastrar até 15 de fevereiro na Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda, que está localizada na Estrada do Bonsucesso, 306, no bairro Bonsucesso. Segundo a Pastoral de Rua de Olinda, a Prefeitura vai garantir aos assistidos o direito de trabalhar, receber pagamento pelo material recolhido e ainda tomar um café-da-manhã reforçado. Com esta experiência e a divulgação destes serviços para a população em situação de rua de Olinda, a Pastoral e o CIPPRUA-Olinda esperam formar uma cooperativa específica, que ofereça a este público oportunidade de trabalho, geração de renda, inclusão e dignidade.

Pascom AOR

SERVIÇO:
Casa de Serviço EmergencialRua Maria Ramos, nº 529, Bairro Novo, Olinda
Próximo à Praça Dr. Vitoriano Regueira (Praça do Parcão)
Informações: (81) 9.8660.6541

COOPERATIVA DE CATADORES DE MATERIAL RESCICLAVEL:
Cadastro até 15 de fevereiro, na  Secretaria de Meio Ambiente e Planejamento Urbano de Olinda (Estrada do Bonsucesso, 306, Bonsucesso).
Funcionamento: de 17 a 22 de fevereiro

DOAÇÕES:
Enviar mensagem via whatsapp para (81) 9.8526.9340 e/ou (81) 98102-7697 ou Instagram da Pastoral: @pprolinda

ResponderEncaminhar