A diocese de Afogados da Ingazeira recebeu no último sábado (2 de dezembro) o quinto bispo: dom Limacedo Antônio da Silva, a cerimônia teve início ás 16h.

Sob o sol forte do Pajeú, o rito começou com a acolhida do novo bispo por dom Egídio Bisol, que esteve à frente da diocese por 14 anos. Este primeiro momento do rito contou também com a presença do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Paulo Jackson.

“Dom Limacedo cresceu no canavial da Zona da Mata , mas como bispo foi “curtido” entre as palafitas , os pobres  e aquela experiência eclesial de Recife na sua expressão tão grandiosa de metrópole. Nós então entregamos esse presente à diocese de Afogados da Ingazeira, desejando que ele seja muito feliz e como pastor ajude também esse povo a ser feliz”, disse dom Paulo Jackson

Após ser recebido, Dom Limacedo cumprimentou os fiéis presentes e assistiu à apresentação da banda filarmônica da cidade e aos discursos de autoridades civis. Seguindo o protocolo, iniciou-se a caminhada em direção à catedral. Ao som da música “Bom Pastor”, dom Limacedo entrou na catedral e visitou o Santíssimo Sacramento. Antes de se paramentar para a missa, deu um abraço apertado em sua mãe, que mesmo de cadeira de rodas, fez-se presente.

Após, a Santa Missa solene teve início. Presidiu a celebração o novo bispo de Afogados, e concelebraram 21 bispos de várias dioceses e dezenas de padres. O arcebispo metropolitano fez a saudação inicial e pediu para serem lidas as cartas apostólicas. Depois, dom Egidio convidou dom Luís Pepeu para entregar o báculo a Dom Limacedo e conduzi-lo à cátedra.

“O coração está alegre, feliz, graças a Deus. Quatorze anos, acho eu que foram bem vividos nesta diocese. E como eu recebi um dia do meu predecessor, o báculo pastoral, agora vou passá-lo para outro para continuar a missão. A gente sabe que os ofícios passam, mas a missão continua , as formas são diferentes, mas é a mesma missão”, afirmou dom Bisau

Durante o rito, representantes da vida religiosa e leigos saudaram o novo bispo e entregaram presentes. Em seguida, o clero cumprimentou o novo bispo.

Após os cumprimentos, seguiu-se a celebração da missa campal na praça principal da cidade, que estava repleta de fiéis. Durante a homilia, dom Limacedo falou sobre a missão do cristão de semear a paz e a justiça.

“A justiça e a paz são frutos de quem ama, praticá-las é fazer a vontade Dele. As bem aventuranças se tornam presentes quando a gente ama as pessoas e se deixa tocar pela sua dor , essa sensibilidade leva a um compromisso que é fazer com que as pessoas tenham novos corações para construir novas estruturas, novas relações.”

Dom Limacedo Antônio

Dom Limacedo Antônio da Silva

Dom Limacedo tem 60 anos, 37 de sacerdócio. Foi sagrado bispo em 2018 e passou 5 anos como bispo auxiliar na arquidiocese de Olinda e Recife. É doutor em dogmática pela Pontifícia Universidade de Roma e faz parte da Comissão Sociotransformadora da CNBB.