Os membros do Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) elegeram, durante reunião realizada em Brasília-DF, de 20 a 22 de junho, os bispos que irão integrar a Comissão Episcopal para Ação Sociotransformadora da entidade no quadriênio 2023-2027. Todos bispos que integrarão as Comissões Episcopais permanentes e especiais da CNBB foram votados pelos membros do órgão da CNBB.

Os prelados se somarão ao trabalho realizado pelo presidente da Comissão,  o bispo de Brejo (MA), dom José Valdeci Santos Mendes (o primeiro na foto da esquerda para a direita), reeleito na 60ª Assembleia Geral da entidade, em abril deste ano. A Comissão tem a atribuição de fortalecer a participação da Igreja na formação do desenvolvimento humano integral, na construção de uma sociedade justa e solidária, promovendo o respeito aos Direitos Humanos, à luz do Evangelho, da Doutrina Social da Igreja e da opção pelos pobres. Abaixo, um breve currículo dos bispos eleitos.

Dom José Ionilton de Oliveira (na foto, o segundo da esquerda para direita)

Nasceu em 9 de março de 1962, na Fazenda Chã, em Araci – Bahia. Em 19 de abril de de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM). Ele pertence à Congregação dos Padres Vocacionistas – Sociedade das Divinas Vocações (SDV).

Em 19 de abril de 2017 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Prelazia de Itacoatiara (AM). Ele pertence à Congregação dos Padres Vocacionistas – Sociedade das Divinas Vocações (SDV). É referencial da CNBB para a Comissão Pastoral da Terra (CPT), desde abril de 2021. Na congregação tem grande histórico de animador e educador vocacional, foi ecônomo e provincial, secretário e redator da revista Vocacional Espírito. Foi eleito, em 9 de junho de 2022, para integrar a presidência da Rede Eclesial Pan-Amazônica no Brasil (Repam-Brasil).

Dom Limacedo Antônio da Silva  (na foto, o terceiro da esquerda para direita)

Escute. Compartilhe.

Dom Limacêdo nasceu no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

O bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007). Sua tese de dissertação foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”.

Dom José Reginaldo Andrietta (na foto, o quarto da esquerda para direita)

Dom Reginaldo é natural de Pirassununga (SP). Ordenado presbítero na paróquia Senhor Bom Jesus dos Aflitos, Pirassununga, no dia 18 de março de 1983. Foi nomeado bispo para a diocese de Jales, pelo Papa Francisco, no dia 21 de outubro de 2015, com ordenação realizada no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana (SP). Na CNBB, o bispo integra a Comissão Sociotransformadora desde 2019.

Possui licenciatura plena em Filosofia, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas e bacharelado em Teologia pela mesma universidade.  Possui especialização em catequese pelo Instituto Internacional de Catequese e Pastoral Lumen Vitae, de Bruxelas, Bélgica (de 2001 a 2007), com diploma de estudos especializados em Catequese e Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina (Francófona), Louvain-la-Neuve, Bélgica (2008). Possui também mestrado em Teologia Pastoral pela Universidade Católica de Lovaina (Flamenga), Leuven, Bélgica (de 2008 a 2009). Diploma Canônico de Mestrado e Estudos Avançados em Teologia e Estudos Religiosos (2009). O bispo publicou o livro “Os Jovens Trabalhadores Conquistando Trabalho e Justiça”, pela Edições Paulinas, São Paulo, em 1985.

Dom João Aparecido Bergamasco (na foto, o sexto da esquerda para direita)

Dom João nasceu na área rural do município de Umuarama (PR).  Graduou-se em Filosofia pelo Instituto de Filosofia e Teologia Santa Maria (embrião da Faculdade Palotina de Santa Maria), em Santa Maria, Rio Grande do Sul, de 1987 a 1988, e em Teologia, de 1990 a 1993, na mesma instituição. Professou na Sociedade do Apostolado Católico em 25 de março de 1990 e foi ordenado presbítero em 26 de dezembro de 1993.

Em 19 de dezembro de 2018, o Papa Francisco escolheu padre João para ser o novo bispo da diocese de Corumbá (MS). Sua sagração episcopal se deu em 3 de março deste ano, na catedral do Divino Espírito Santo, em Umuarama, sua terra natal. No dia 26 de abril deste ano, durante a 60ª AG CNBB, os bispos do regional Oeste 1, elegeram, dom João Bergamasco, como vice-presidente do regional.

Dom Geremias  Steinmetz (na foto, o quinto da esquerda para direita)

Dom Geremias nasceu em 26 de fevereiro de 1965, em Sede Ouro, Sulina (PR).  No dia 9 de fevereiro de 1991, em sua terra natal, foi ordenado padre por dom Agostinho José Sartori. Foi ordenado bispo em 25 de março de 2011. Tomou posse na diocese de Paranavaí (PR) em 9 de abril de 2011. Enquanto bispo de Paranavaí foi eleito vice-presidente do regional Sul II da CNBB e bispo referencial da Cáritas Regional.

No dia 14 de junho de 2017 o Papa Francisco nomeou dom Geremias Steinmetz como arcebispo de Londrina, transferindo-o da diocese de Paranavaí. Em 12 de agosto de 2017, dom Geremias tomou posse como quinto arcebispo de Londrina. À frente da arquidiocese de Londrina, foi eleito, em 2019, presidente do regional Sul 2 da CNBB (Paraná), tomando posse em 10 de maio de 2019. No dia 14 de março, os bispos do regional Sul 2 reconduziram dom Geremias para mais um mandato como presidente. Dom Geremias foi membro da Comissão Episcopal Pastoral para Liturgia da CNBB e bispo referencial regional da Cáritas, da Pastoral do Migrante e da Comissão Pastoral da Terra.