O bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Limacêdo Antônio, vai participar nesta quinta-feira (14/05) de uma live sobre o tema “Responsabilidade social e evangélica em tempos de pandemia”. O bate-papo acontece a partir das 20 horas com o seminarista Davi Melo, pelo Instagram da Arquidiocese. Dom Limacêdo é o bispo referencial para a Ação Social do Regional NE2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB NE2), que engloba as províncias eclesiásticas do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas.

“Nesse tempo em que a pandemia nos colocou em uma situação muito delicada frente às incertezas da vida, somos convidados a escolher a vida, como diz o Livro Deuteronômio, e Jesus veio para que tivéssemos vida – e vida em abundância – na história e na eternidade”, diz o bispo.

O convite do seminarista Davi Melo para discutir na live a responsabilidade social da Igreja e de seus fiéis foi aceito pelo bispo prontamente. “Dom Limacêdo tem uma veia social muito forte e esteve sempre ligado à promoção social na sua original Diocese de Nazaré”, disse o seminarista, que é também advogado. “Pensei que ele poderia nos ajudar um pouco nessa reflexão sobre o social e fomentar em nós essa preocupação que tem as suas raízes nos Evangelhos”. Para Davi, serão momentos enriquecedores de formação e proximidade através da facilidade da internet, que surge como um meio de quebrar barreiras, permitindo que a mensagem do Evangelho seja difundida sem nenhum limite geográfico.

Campanha

Dom Limacêdo é grande incentivador da Ação Solidária Emergencial da Caritas Arquidiocesana de Olinda e Recife, que fornece ajuda às iniciativas em favor dos que mais sofrem durante esta pandemia. A campanha da Caritas, batizada de “É tempo de cuidar”, está sendo acompanhada de perto pelo bispo auxiliar.  “Fazemos isso movidos pelo impulso do amor de Deus para com todo ser que vem a este mundo”, afirmou. “Ele que é o criador, o Pai de todos nós, é quem nos convoca a vivermos, de fato, a fraternidade”.

Na última semana, a Caritas Arquidiocesana entregou ao Armazém do Campo, no centro do Recife, 100 fardos de água mineral (1.200 garrafinhas de 500ml) e 30 bandejas de ovos (900 ovos) para atender a população em situação de rua que recebe, diariamente, café da manhã e jantar no local.

Para ajudar a Caritas a continuar sua Ação Solidária Emergencial, os colaboradores devem fazer depósito de qualquer valor no Banco do Brasil (001), agência 2805-3, conta corrente 60691-X.

Pascom AOR