O dia 10 de junho de 2018 vai ficar inscrito na memória da diocese de Nazaré, em seu jubileu centenário, e da Arquidiocese de Olinda e Recife. Na tarde do domingo, mais de três mil pessoas, entre fiéis e membros do clero lotaram a praça central de Nazaré da Mata, município da Zona da Mata pernambucana, para participar da solenidade de Ordenação Episcopal de dom Limacêdo Antônio da Silva, nomeado pelo papa Francisco em 04/04/18 bispo titular de Salde e auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife. A solenidade campal aconteceu em frente à catedral diocesana de Nossa Senhora da Conceição e teve como bispo ordenante dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, bispo de Nazaré, e como bispos coordenantes dom Fernando Saburido, arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife e dom Severino Batista de França, bispo emérito de Nazaré.

Dentre os familiares e amigos de dom Limacêdo, estavam a sua mãe, dona Maria José da Silva, de 81 anos e sua irmã, Lucivânia.  Caravanas vindas dos municípios onde o padre Limacêdo exerceu seu ministério sacerdotal – Goiana, Aliança, Limoeiro e Machados – complementaram o cenário de gratidão na praça da cidade para acompanhar o momento de plenitude da ordem sacerdotal. A atmosfera de congraçamento e confraternização eclesial predominou na solenidade, um acontecimento singular que enche de júbilo toda a diocese de Nazaré.

Antes de a solenidade iniciar, um extenso cortejo com o clero dirigiu-se para reverenciar o altar, no lado externo à catedral diocesana. O monsenhor Limacêdo cumprimentava a todos. Fazendo unidade com a Igreja, participaram da ordenação episcopal 21 bispos das dioceses e arquidioceses que compõem o Regional Nordeste 2 da CNBB. Os bispos são sucessores dos Apóstolos por instituição divina, mediante o Espírito Santo que lhes é conferido na ordenação episcopal. São constituídos Pastores da Igreja, com a tarefa de ensinar, santificar e guiar, em comunhão hierárquica com o Sucessor de Pedro e com os outros membros do Colégio episcopal.

A santa missa de ordenação episcopal teve início, seguida do rito da ordenação, que incluiu a apresentação do eleito, com o monsenhor Limacêdo Antônio sendo conduzido pelos presbíteros padre José Nivaldo, chanceler da diocese de Nazaré, e padre Josenildo Tavares, coordenador das pastorais da Arquidiocese de Olinda e Recife.
O chanceler leu o mandato apostólico e o padre Josenildo fez a apresentação do pedido de ordenação episcopal à Igreja. O bispo ordenante, dom Lucena, proferiu sua homilia, destacando que o episcopado é um serviço e não uma honra. “Aquele que é o maior, que seja o menor. Admoesta com paciência e desejo de ensinar e zela por todos aqueles que a Igreja te confiou, especialmente os presbíteros”, exortou o bispo presidente da solenidade. Dom Limacêdo Antônio é o segundo filho da diocese de Nazaré a ser sagrado bispo. O primeiro foi dom João Tavares de Moura, primeiro bispo da diocese de Garanhuns, no agreste pernambucano.

O bispo ordenante principal, dom Lucena, procedeu a oração da prece Litânica, quando todos são convidados a rezarem intercedendo pelo eleito e por toda a Igreja. Em sinal de humildade e de entrega total nas mãos de Deus, o eleito, monsenhor Limacêdo, prostrou-se no presbitério.

O ápice da solenidade ocorreu com a imposição das mãos e a prece de ordenação, com monsenhor Limacêdo ajoelhado diante do bispo ordenante principal, dom Lucena. Silenciosamente, um a um, os bispos impuseram as mãos sobre a cabeça do eleito e ficaram ao lado do ordenante principal até o fim da prece de ordenação.

Depois, seguiram-se os ritos da ordenação episcopal: unção da cabeça com o óleo do Crisma, sinal de consagração para o serviço de Deus, entrega do livro dos Evangelhos, simbolizando a missão de mestre da fé e anunciador da Palavra de Deus, entrega do anel, um sinal da aliança que o bispo faz com Cristo e de fidelidade à Igreja, imposição da mitra, significando o poder espiritual do bispo e a entrega do báculo pastoral. Por fim, o novo bispo dom Limacêdo foi convidado a ocupar o primeiro lugar entre os bispos concelebrantes e recebeu de todos os bispos a saudação da paz.

Dom Lucena prosseguiu presidindo a santa missa e nos ritos finais, dom Limacêdo, acompanhado pelos bispos coordenantes, abençoou a assembleia. Antes da bênção final da celebração eucarística, dom Fernando Saburido acolheu o novo bispo auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, em nome também do Regional NE2 da CNBB: “Foi uma boa notícia pascal para a nossa arquidiocese receber um novo bispo auxiliar. Certamente dom Limacêdo chega para somar à nossa arquidiocese. São grandes os desafios, visto que possuímos 4 milhões de habitantes no território da Arquidiocese e mais de 300 sacerdotes ”. O metropolita reforçou o convite para a apresentação de dom Limacêdo, na Sé de Olinda, dia 30/06, às 16h.

O primeiro abraço em sua mãe, Maria José, após a ordenação episcopal.

Dom Limacêdo Antônio proferiu palavras de agradecimentos à sua mãe, dona Maria José da Silva, aos seus familiares e ao seu finado pai, José Antônio da Silva. “Que belo mistério é a vida. Acredito que o cristão tem de ser alegre e que os bispos devem transmitir a mensagem de esperança na Ressurreição”. Ao término da solenidade, centenas de fiéis, presbíteros, diáconos, amigos e familiares envolveram o novo bispo em abraços e saudações. Como lema episcopal, dom Limacêdo escolheu “Verbum caro factum est” (“O verbo de Deus se fez carne” – João 1:14).

Histórico – Monsenhor Limacêdo nasceu no dia 20 de setembro de 1960, em Nazaré da Mata, zona da mata pernambucana. Estudou Filosofia no Instituto Filosófico Estrela Missionária, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, e Teologia na Escola Teológica São Bento de Olinda, em Olinda. Foi ordenado presbítero no dia 12 de dezembro de 1986, em Limoeiro (PE) e exerceu seu ministério sacerdotal na diocese de Nazaré da Mata.

O novo bispo auxiliar da arquidiocese de Olinda e Recife possui mestrado em Dogmática na Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma, na Itália (2001-2003), e doutorado em Dogmática pela Universidade Pontifícia Gregoriana em Roma (2004-2007). Sua tese de dissertação foi: “Inculturação e Missão da Igreja no Brasil: Teologia e práxis a partir das Diretrizes Gerais da CNBB”.

Enquanto sacerdote, o padre Limacêdo Antônio exerceu atividades na paróquia de Nossa Senhora da Apresentação em Limoeiro (PE). Como vigário paroquial, foi assessor da Juventude do Meio Popular, assessor da Infância Missionária e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB’S). O novo bispo foi pároco da paróquia de São Sebastião, em Machados (PE), coordenador diocesano de Pastoral, assessor do COMIRE NE-II e membro do Conselho Pastoral. Em 2008, o então sacerdote auxiliou a paróquia do Divino Espírito Santo, na cidade de Paudalho e foi nomeado Assessor Pastoral dos Catadores de material reciclável. Dom Limacêdo foi professor de Eclesiologia no Seminário de Olinda e no ITEC, onde lecionou também sobre Missiologia, Penitência e Unção dos Enfermos. Recentemente, foi pároco da paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Goiana, e pároco da paróquia de Nossa Senhora das Dores, em Aliança.

 

 (Pascom AOR)