Nesta segunda-feira, dia 11 de junho, esteve presente para solenidade de Ordenação Episcopal do Dom José Luiz Vasconcelos, agora Dom Vasconcelos, o Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello (embaixador do Papa no Brasil), o represente do Papa Bento XVI no Brasil, o Bispo Fernando Guimarães da Diocese de Garanhuns e toda comunidade católica de Garanhuns-PE.

A solenidade aconteceu em Garanhuns, terra natal do novo Bispo, o Bispo Dom Fernando Guimarães esteve a frente da celebração e organizou tudo, com o auxílio dos padres da região e do povo católico.

Dom Vasconcelos foi nomeado Bispo pelo Santo Papa Bento XVI e indicado para a função de Bispo Auxiliar do Arcebispo de Fortaleza, Ceará, no dia 21 de março deste ano, segundo a Nunciatura Apostólica, acolheu a solicitação do arcebispo de Fortaleza, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, de contar com a colaboração de mais um bispo auxiliar. Depois da sagração de José Luiz, Fortaleza se prepara para receber o seu novo bispo auxiliar. A celebração de posse será no próximo dia 06/07. Os amigos da cidade de Garanhuns já se preparam para acompanhá-lo até a sua nova Arquidiocese.

Monsenhor José Luiz é atualmente reitor do Seminário Maior de Caruaru, em Pernambuco. Nasceu em Garanhuns (PE), em maio de 1963. Estudou Filosofia e Teologia na Faculdade Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo (SP). Como aluno do Pontifício Colégio Pio Brasileiro, em Roma, obteve diploma de mestrado em Teologia Patrística e História da Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Mensagem do Núncio Apostólico Dom Giovanni D’Aniello
Três meses após sua ordenação presbiteral recebeu provisão de Administrador da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Águas Belas e vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba PE, exerceu seu ministério por dez anos. Dedicou especial atenção aos Índios Fulni-ô de Águas Belas. Durante este período foi membro da equipe de formação sacerdotal diocesana. Em 1999 foi eleito membro do Conselho Presbiterial e do Colégio dos Consultores da diocese. No ano 2000 foi nomeado por Dom Irineu Roque Scherer, Pároco da Paróquia do Sr. Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una e em 2002, eleito Coordenador Diocesano de Pastoral, ministério que deixou em 2005 quando foi estudar em Roma. Aos 31 de julho de 2008 recebeu provisão de Formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru por Dom Fernando Guimarães e aos 11 de dezembro daquele ano recebe de Dom Bernardino Marquió, bispo de Caruaru provisão como Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores. Em 2011 foi eleito presidente Regional da OSIB NE II.

Fonte: Pascom da Diocese de Garanhuns