“Qualquer situação envolvendo crianças, toca muito em nossos corações”, lamentou dom Fernando Saburido, se referindo ao incêndio no Lar Paulo de Tarso na madrugada desta sexta-feira (14,) ao fazer sua visita pastoral ao Hospital da Restauração, maior Hospital do Norte/Nordeste, com mais de 800 leitos.

O incêndio que atingiu o abrigo, está localizado na Zona Sul de Recife, no bairro do Ipsep. O Lar recebe  crianças e adolescentes  encaminhadas pelos Conselhos Tutelares e Juizado da Infância e da Juventude.

Os atendidos pelo Abrigo ficam no local até que voltem para a família de origem ou são encaminhadas para famílias substitutas por meio de guarda, tutela ou adoção.O incêndio começou nesta madrugada. De acordo com o último boletim, 17 pessoas foram atingidas, sendo 15 crianças e dois adultos. Oito crianças foram levadas ao Hospital da Restauração, seis estão internados na UTI, e outras duas foram transferidas para UTI de outros Hospitais da cidade.

O diretor Geral do Hospital da Restauração, Dr Petros Moura de Andrade, disse que o estado de saúde das crianças é grave: ” A queimadura por inalaçãoé extremamente grave, infelizmente essas crianças que chegaram aqui, estão numa situação grave”, explicou o médico.

Durante a celebração da Missa para profissionais da saúde,dom Fernando Saburido consolou os envolvidos no atendimentos de todos os doentes, em especial os que prestaram socorro neste madrugada a essas crianças e os encorajou a oração: ” Acreditamos na força de Deus e sabemos que tudo é possível, vamos rezar para que as crianças que estão na UTI possam se recuperar”, disse o arcebispo.

A secretária de sáude Zilda Cavalcanti, estava no Hospital para acompanhar o caso, e ao se encontrar com o arcebispo agradeceu as orações.

Acesse o vídeo com a mensagem de dom Fernando.