A primeira reunião do Conselho Consultivo do Movimento Pró-Criança foi feita pelo Arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, na tarde desta quarta-feira (12).

Após a abertura da reunião, foi realizada uma cerimônia de homenagens, entre os homenageados o Drº Hisbello de Andrade Lima Neto, presidente das Indústrias Reunidas; Raymundo da Fonte, parceiro da instituição de vários anos, a judoca Luciana Silva por suas conquistas estaduais, nacionais e internacionais (sendo a primeira atleta a conseguir este feito), e o coordenador de esportes do MPC e técnico Marcílio Félix, por sua competência e dedicação que levou o Movimento Pró-Criança ao hexa campeonato pernambucano em 2022. Todos receberam o certificado de reconhecimento da instituição.

Dando continuidade à reunião, o presidente do MPC, Drº Paulo José Barbosa, apresentou o resumo das atividades e das conquistas.

RESUMO DAS ATIVIDADES DO PRÓ-CRIANÇA EM 2022

O Movimento Pró-Criança, entidade sem fins lucrativos, criada em 1993, pela Arquidiocese de Olinda e Recife, que apoia crianças e adolescentes e jovens da Região Metropolitana do Recife, em situação de vulnerabilidade social, apresenta neste relatório o resultado das suas principais ações desenvolvidas no ano de 2022. Tais ações estão reunidas em atividades de educação  complementar, com  foco  no apoio psicossocial, atividades  de   artes,  esporte  e  empregabilidade.

De modo geral, foram atendidos 1.877 beneficiários, sendo 1.450 de forma presencial, além da assistência a 1.095 famílias dos referidos beneficiários. Esse apoio às famílias é realizado através de um Programa denominado “Mãos de Mães” com ações socioeducativas e de ampliação da renda familiar. O programa conta com o suporte de 20 profissionais da área psicossocial e de empreendedorismo, tendo no exercício, capacitado 193 mães, que passam a exercerem  atividades econômicas lucrativas.

Em março, do exercício em análise, ocorreu uma culminância do projeto Interarte com apresentação de Espetáculo Multicultural, realizado no Teatro do Parque, para um público de 700 pessoas, envolvendo as atividades de música (canto coral), dança teatro, capoeira e artes visuais. O Projeto Interarte é apoiado pela Lei Rouanet e beneficiou mais de 450 crianças e adolescentes. Entretanto, o Canto Coral é um projeto que envolve mais de 40 crianças e adolescentes e tem muita visibilidade por suas apresentações para grandes públicos. Foram 15 apresentações, inclusive, no XVIII Congresso Eucarístico Nacional, realizado no Centro de Convenções de Pernambuco. Este grupo é hoje referência no País.

Além das Artes, o Pró-Criança se destacou, também, na área de Esporte, através do Judô e na de Inclusão Digital através do Núcleo de Inclusão Digital (NID). O Judô do Pró-Criança  tem ocupado posição de destaque, por ter conquistado seis campeonatos consecutivos da Federação Pernambucana de Judô, sendo hoje hexacampeão do Estado. Na última temporada conquistou 120 medalhas de ouro, 65 pratas e 34 bronzes. Tal fato é considerado como uma forma de  inclusão social alcançada por crianças e adolescentes em situação de pobreza da Região Metropolitana do Recife.

De outra forma, em uma área de significativa importância para o contexto educacional do Estado, o Pró-Criança, através do Núcleo de Inclusão Digital, que conta com apoio das empresas Raymundo da Fonte e Divina Farma, certificou 217 concluintes nos cursos de Iniciação em Informática, recondicionamento de Computadores, Produção Gráfica e Robótica Livre. Para realização de cursos avançados em Programação, foi instalado, na Unidade do Recife Antigo, um moderno sistema de realização de aulas presenciais, visando atender ao seu público, através da sua experiência de ensino e aprendizagem em Tecnologia da Informática e Economia Criativa. Ainda com relação à Empregabilidade, o Pró-Criança mantém convênio com o Instituto Coca-Cola para formação de adolescentes e jovens com vistas a obterem acesso ao Emprego. Foram 427 beneficiários atendidos no Estado de Pernambuco, através do Programa Coletivo Online.

12 de outubro de 2022

No dia 12 de outubro, o Pró-Criança comemorou o Dia das Crianças com uma celebração especial para os beneficiários, da faixa etária de 5 a 12 anos, reunindo cerca de 350 participantes, na Unidade de Piedade, no município de Jaboatão dos Guararapes, para desenvolver atividades de recreação, com lanches e entrega de brinquedos.

Para a realização de todas essas atividades o Pró-Criança mobilizou recursos humanos em torno de 200 pessoas, entre funcionários, estagiários, voluntários e terceirizados, aos quais a Instituição agradece a dedicação e o empenho.

Vale ressaltar o esforço do Pró-Criança na realização de obras inadiáveis de recuperação predial, com reformas estruturais e adaptações necessárias à ampliação das atividades, assim como aquisição de modernos equipamentos de informática para o Núcleo de Inclusão Digital, que resultaram em altos investimentos, alguns não previstos na programação de despesas e nas receitas correntes.

Este foi mais um ano de desafios e sucesso do Movimento Pró-Criança.