Fiéis da Arquidiocese de Olinda e Recife participaram, neste sábado, 13 de maio, da ordenação presbiteral do jovem Davi Araújo de Melo, na igreja catedral do Santíssimo Salvador, em Olinda. Amigos, parentes e o clero estavam presentes para o momento tão esperado: depois de nove anos de formação entre graduações em Filosofia e Teologia e estágios pastorais, o jovem Davi respondeu positivamente ao questionário do arcebispo, diante da assembleia, e aceitou a missão de ser presbítero fiel à Igreja.

No rito de ordenação, o eleito se entrega humildemente a Deus, prostrando-se diante do altar, enquanto os fiéis rezam uma ladainha, pedindo a intercessão de todos os santos. Em seguida, o arcebispo impõe suas mãos sobre a cabeça do ordenando e os padres são convidados a repetir o gesto. O arcebispo, então, rezou a oração consecratória, que permitiu apresentar o jovem à assembleia como padre Davi Melo. Na primeira fila de bancos da igreja catedral, estavam os pais do neo-ordenado: Dona Marluce e Seu Fernando entregavam para o serviço total à Igreja seu filho único!

O arcebispo disse estar feliz por ordenar mais um padre. “É sempre emocionante ordenar um sacerdote e Davi foi bem preparado para o ministério”, disse. “Peço a Deus que ele seja um grande sacerdote, a exemplo do Bom Pastor, e que possa dar muitas alegrias para a Igreja”, concluiu dom Fernando.

O rito de ordenação é cheio de significados:  o padre é revestido da proteção de Deus com a estola sacerdotal e a casula, pelas mãos de padres próximos. As mãos são ungidas pelo arcebispo com o óleo do Crisma e depois amarradas. Elas são desamarradas por quem vai receber a primeira bênção sacerdotal, normalmente seus pais, como aconteceu no sábado. Ao novo padre são entregues a patena com o pão e o cálice com o vinho, objetos litúrgicos que serão utilizados na presidência de sua primeira. Para demonstrar a alegre acolhida, o arcebispo deu um caloroso abraço no padre Davi, e os padres presentes imitaram o gesto do arcebispo, numa longa fila de cumprimentos. A partir de então, o padre Davi participou da missa como concelebrante do sacrifício de Jesus na Eucaristia.

Sob o olhar de Nossa Senhora de Fátima, em pleno 13 de maio, o jovem Davi Melo torna-se padre para a Igreja de Olinda e Recife e do mundo inteiro. “É uma grande graça ter sido ordenado neste dia. A Nossa Senhora consagro meu ministério e que eu possa ser instrumento do amor e da misericórdia de Deus. Coloco como meta, para meu sacerdócio, lembrar a todos a mensagem de Fátima, que é a conversão dos pecadores”, disse o novo padre.

Ao final da celebração, o padre Davi ouviu as palavras do Monsenhor Lino Rodrigues, vigário geral da Arquidiocese, que o batizou há 30 anos. Sua primeira presidência eucarística será na segunda-feira (15 de maio), às 19h30, na matriz de Nossa Senhora de Belém, na Estrada de Belém, bairro da Encruzilhada, Recife. A missão do novo padre será cumprida na paróquia de São José, no centro do Recife. Ele vai ajudar o padre José Augusto a ensinar, santificar e administrar pastoralmente os fiéis daquela região.

Pascom AOR