A Missa da instituição da eucaristia, quando se recorda a última ceia do Senhor, presidida por dom Fernando Saburido, foi escolhida para acontecer na capela Nossa Senhora do Pilar, que atende a população de pobreza extrema no centro de Recife.

A celebração teve início hoje (06) às 16h, e teve o objetivo de se solidarizar com a situação de vulnerabilidade social que os moradores vivem  há mais de vinte anos.

Os representantes dos discípulos, que são escolhidos para terem os pés lavados após a homilia, repetindo o gesto de Jesus na última ceia, foram 12  moradores da comunidade: donas-de casa, cadeirantes, cozinheiras, flanelinhas, todos residentes do Pilar, bairro com problemas de saneamento básico e moradia.

Para Maria do Socorro Pereira, ter os pés lavados pelo arcebispo de Olinda e Recife, foi algo que ela nunca imaginou : “ Estou emocionada até agora, nunca imaginei na minha vida toda isso, estou me sentindo diferente, renova a fé!”, se emociona a dona de casa.

Durante a homilia, dom Fernando Saburido, falou que o gesto de Jesus de lavar os pés nos convida ao serviço : “Estamos aqui para servir as pessoas pobres, mas também você que é pobre pode ajudar, é pobre ajudando pobre. Devemos deixar essa marca do cristão , vamos abrir nosso coração para a Palavra de Deus nos modificar”, exortou o arcebispo.

Após a Missa, quentinhas foram doadas à comunidade do Pilar pelo Projeto Tenda do Encontro de Nazaré.