Mesmo no feriado mais querido do nordeste: São João, o Centro de Convenções estava lotado para comemorar os 33 anos da comunidade Obra de Maria. O momento mais esperado foi no domingo (25), durante a missa de encerramento, presidida pelo administrador apostólico dom Fernando Saburido, concelebrada pelo bispo auxiliar dom Limacedo, pelo bispo emérito dom Dino Marchió , padres da comunidade da obra de Maria, novas comunidades e da arquidiocese. Estiveram também presentes o Prefeito de Recife, João Campos, além de outras autoridades políticas.

Após a celebração, dom Fernando Saburido foi homenageado. Com sua carta de renúncia aceita pelo Papa Francisco oficialmente em 14 de junho, o clima já é de saudade. Na ocasião, um vídeo foi exibido no telão que contava toda sua trajetória de vida e seus 14 anos de arcebispado, além de  seu empenho pastoral com os movimentos , novas comunidades e com a Obra de Maria.

Ao final, crianças entregaram a Saburido uma casula de presente, ao som da música “Canção da América”

No agradecimento pela homenagem recebida, dom Fernando saburido disse que a Obra de Maria é um bem para a igreja : ” eu quem deveria homenagear a Obra de Maria, por todo o bem que ela faz a igreja e todo o povo de Deus, de forma que eu sou grato pela homenagem e peço a Deus que a Obra de Maria tenha ainda mais força para continuar sua missão”, afirmou Saburido.

Dom Fernando Saburido foi homenageado inúmeras vezes desde que escreveu sua carta de renúncia , ao completar 75 anos, em junho do ano passado, mas essa foi a primeira vez, após a aceitação oficial de sua renúncia pelo Papa Francisco, o que fez o momento ficar ainda mais emocionante.

Para o Fundador da Obra de Maria, Gilberto Barbosa , dom Fernando Saburido será sempre um amigo : ” nós quisemos homenageá-lo por que ele faz parte de nossa história, ele é um amigo, nós o presenteamos com uma casula, por que ele sempre usa”.

Um das atrações mais esperadas do evento, foi Padre Fábio de Melo, que disse se sentir em casa na Obra de Maria e agradeceu a acolhida que sempre recebeu de dom Fernando Saburido: ” Eu me sinto em casa aqui na Obra de Maria, um trabalho verdadeiro, que tem braços sociais na África e em tantos lugares, eu também sou grato pela forma paterna que sempre fui recebido por dom Fernando Saburido quando venho aqui”, agradeceu Padre Fábio.

Para encerrar a festa, os shows ficaram por conta de Padre Damião e Padre João Carlos: ” A Obra de Maria é um dom para a igreja, é uma alegria comemorar os 33 anos da comunidade da Obra de Maria, estamos em festa”, comemorou Padre João Carlos.