por Renata vasconcelos

Neste domingo aconteceu o rito de posse do novo coordenador de pastoral da arquidiocese de Olinda e Recife, na Catedral da Sé, em Olinda. A função responde por centenas de pastorais e movimentos distribuídos em cento e cinquenta Paróquias.

A Missa solene de posse e despedida da coordenação arquidiocesana de pastoral e movimentos foi presidida por Dom Fernando Saburido, Arcebispo de Olinda e Recife. Durante a homilia, Dom Fernando agradeceu os serviços prestados pelo Padre Josenildo Tavares,  e pediu orações pelo novo coordenador Padre Charles de Araújo : “Minha palavra é gratidão ao nosso irmão, que por aproximadamente doze anos esteve à frente desta função e exerceu certa liderança, ele fará falta. Padre Charles agora assume, ele já fazia parte da equipe, e portanto, já tem essa bagagem, vamos rezar por ele, por essa nova missão”.

A celebração contou com rito de posse do  Padre Charles  e vários agradecimentos ao Padre Josenildo,pelos quase 12 anos à frente da coordenação arquidiocesana de pastoral, que foi enviado  pela congregação Oblatos de Maria Imaculada ( OMI), a assumir a Paróquia Perpétuo Socorro, em Boa Vista de Gurupi, no Maranhão. A cerimônia de posse está marcada para o dia 5 de fevereiro, e contará com a presença do Arcebispo Metropolitano Dom Fernando Saburido. Para o Padre Josenildo, ele sai da função renovado : “Eu saio com uma bagagem, com essa experiência, nós já trabalhávamos com sinodalidade antes do sínodo com Dom Fernando, então eu não trabalhei sozinho, foi uma equipe.”

O coordenador arquidiocesano de pastoral é responsável por dezesseis comissões que se subdividem em dezenas de pastorais , além de oito movimentos distribuídos em cento e cinquenta Paróquias. Responsabilidade assumida por padre Charles de Araújo, que já fazia parte da equipe de coordenação de pastoral : “Medo dá, mas não podemos parar no medo, por que contamos com a graça, e por que eu não estou sozinho, tem toda uma equipe conosco para continuarmos esse trabalho, que é a missão de Jesus na Terra”.