No último sábado, 10 de junho, dom Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife completou 76 anos, na mesma data o bispo auxiliar dom Limacedo, comemorou cinco anos de ordenação episcopal. Já com seu pedido de renúncia enviado à Santa Sé, dom Fernando Saburido se emocionou com as homenagens e foi ovacionado pelo público.

As datas foram celebradas em clima de sinodalidade: em comunhão, com uma Missa na Catedral de Olinda às 9 horas da manhã, com a presença de padres diocesanos, diáconos, religiosos e religiosas, novas comunidades, autoridades políticas e o povo de Deus.

Logo no início da celebração, dom Fernando se emocionou , e por várias vezes foi ovacionado pelo público presente.

A homilia foi feita pelo vigário geral Monsenhor Lino, escolhido para a ocasião pelo conselho episcopal arquidiocesano. Nas palavras dirigidas a Saburido, agradecimento pela maestria em pastorear um rebanho tão grande de forma tão sábia.

Monsenhor Lino durante Homilia

Após a comunhão, as homenagens tiveram início: autoridades políticas, como prefeito de Olinda Professor Lupércio e a senadora Teresa Leitão, fizeram referência ao amor pelos pobres de dom Fernando, e que sua forma de liderar a igreja católica em Olinda e Recife será insubstituível.

Senadora Tereza Leitão

Já nas palavras do reitor da universidade católica ( UNICAP), Padre Pedro Rubens, gratidão por Saburido deixar que a universidade caminhasse com autonomia seguindo as orientações de Bento 16.

Padres e diáconos lembraram sinodalidade e a paternidade como marca essencial do pastoreio do arcebispo. Demais autoridades demonstraram seu carinho por dom Fernando Saburido e dom Limacedo, que também prestou sua homenagem, no mesmo dia em que completa cinco anos de ordenação episcopal.

” Eu fico muito feliz de poder estar aqui comemorando esta data de cinco anos de ordenação episcopal ao lado de dom Fernando, ele é um pedagogo, eu aprendo muito com ele”, comemorou dom Limacedo.

Depois de escutar todas as homenagens a ele dirigidas, faltaram palavras a dom Fernando, e a emoção tomou conta de todos.

Escute o áudio. Compartilhe.

Dom Fernando Saburido agradece pelas homenagens

Biografia

Dom Antônio Fernando Saburido, é o 8º Arcebispo Metropolitano de Olinda e Recife. Nasceu no Distrito de Jussaral, na cidade pernambucana do Cabo de Santo Agostinho, a 32 km do Recife, em 10 de junho de 1947, filho de Pedro Antônio Saburido e Severina Lira Saburido.

Em 1975, ingressou no Mosteiro de São Bento de Olinda, cursou Filosofia e Teologia na Escola Teológica do mesmo mosteiro.

m 31 de maio de 2000, foi nomeado pelo papa João Paulo II bispo titular de Tartia Montana e Auxiliar da Arquidiocese de Olinda e Recife, sendo ordenado no dia 20 de agosto de 2000.

papa Bento XVI nomeou no dia 18 de maio de 2005, Dom Antônio Fernando Saburido, OSB (Ordem de São Bento), de 58 anos, como o novo bispo da diocese vacante de Sobral (CE).

Nomeado oficialmente Arcebispo de Olinda e Recife no dia 1º de julho de 2009, Dom Fernando foi empossado no dia 16 de agosto de 2009.