O distrito de Juçaral, no Cabo de Santo Agostinho, sediou as festividades pelos 145 anos de emancipação do município, que é a quarta economia de Pernambuco. No Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, colaboradores da prefeitura, autoridades municipais e fiéis participaram da missa em ação de graças pelo aniversário da cidade.

Diante da imagem peregrina e da mesa da Eucaristia, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, agradeceu à Prefeitura do Cabo por ter escolhido Juçaral para as festividades e enalteceu as qualidades do município. “Essa terra foi privilegiada por Deus com uma beleza natural deslumbrante e um povo trabalhador e de fé”, disse dom Fernando. “Juçaral tem potencial turístico e o apoio da Prefeitura é fundamental para que ele se desenvolva, principalmente com a construção da imensa estátua de Nossa Senhora Aparecida no alto da Pedra do Arroz, com teleférico, mirante, elevadores e lojas”.

O arcebispo, que nasceu em Juçaral, presidiu a missa e foi um dos homenageados do dia. O presidente da Câmara de Vereadores do Cabo, Ricardinho Carneiro, entregou ao arcebispo um quadro em agradecimento a seu pastoreio e dom Fernando recebeu do prefeito da cidade, Keko do Armazém, a Comenda João Paes Barreto pelos relevantes serviços prestados à população. A honraria foi entregue também ao padre José Júnior, pároco de São José, de Juçaral, e reitor do Santuário. Nascido em Aliança, Pernambuco, o padre recebeu ainda o título de cidadão cabense. A comenda João Paes Barreto foi entregue também ao vigário episcopal de Jaboatão, padre Rogério Silva, que foi por muitos anos pároco de Nossa Senhora Bom Conselho, no Cabo, ao deputado estadual Clóvis Paiva e ao deputado federal Eduardo da Fonte.

“Com essa bela festa dos 145 anos do Cabo, Juçaral tornou-se por um dia a sede do governo municipal, reunindo aqui cidadãos comprometidos com o crescimento da cidade”, disse o prefeito Keko. Completando a festa, o prefeito assinou, na presença de todos, a lei 3769 de 10 de maio de 2022, que torna o pão de coco de Juçaral, oficialmente, patrimônio imaterial do Cabo de Santo Agostinho.

Ao final da celebração, um bolo com a representação das praias, canaviais, igrejas e casario da cidade foi cortado e distribuído para o povo.

Pascom AOR